11/10/2020


 



Quer clarear o cabelo, mas tem medo dos danos que esse procedimento pode trazer aos fios? Então você vai amar conhecer a shampoozada.

Esse método que virou moda entre as fashionistas, ajuda a clarear as madeixas de forma gradual e sem ressecar ou quebrar os cabelos, uma vez que é realizado a partir de uma receita que envolve shampoo e por isso, o nome do procedimento.

A shampoozada é altamente indicada para cabelos claros ou platinados que ficaram esverdeados em contato com cloro ou também para quem busca por tons mais iluminados ou uniformes e tem dificuldade de conquistar o resultado devido a pigmentação já existente nos fios.

A aplicação feita nos cabelos vermelhos também funciona bem e pode abrir bastante o tom, facilitando a transição para outras cores.

Contudo, é importante lembrar que os fios não ficarão extremamente claros, geralmente o resultado fica entre o loiro escuro ou tons alaranjados e acobreados.

Nos cabelos pretos e naturais, o procedimento pode clarear, mas não da mesma intensidade que as outras colorações.

Nos fios escuros, após o método é comum os cabelos ficarem com a tonalidade puxada para o vermelho ou um pouco mais acobreado.

E nas madeixas de cor castanho escuro é possível notar um leve clareamento, mas também sem grandes modificações, assim, se pretende realmente iluminar para tons loiros, busque por outras alternativas, como por exemplo, luzes ou mechas.

Porém, é importante salientar que a shampoozada é um método seguro e ideal para uniformização da cor.

Mas, para que surta os efeitos esperados, vale a recomendação de ter atenção, acompanhando o processo e etapas de clareamento, respeitando as quantidades estipuladas e também, os métodos recomendados.

Shampoozada: Como Fazer?

Fazer a shampoozada é muito simples, basta separar os seguintes ingredientes e materiais:

·         Pó descolorante;

·         Água oxigenada (10 volumes para cabelos platinados ou fragilizados e 20 volumes para os demais);

·         Shampoo neutro ou comum;

·         Bepantol líquido (solução);

·         1 recipiente para fazer a mistura; e

·         medidor que marque cerca de 1 colher de sopa.

Para fazer a receita, siga o seguinte procedimento:

1.    Use o medidor para começar a receita e acrescente os ingredientes no recipiente;

2.    No recipiente, coloque 1 medida de pó descolorante;

3.    Após, adicione duas medidas de água oxigenada, com o volume seguindo a necessidade dos seus fios e misture bem, fazendo com que todo pó dissolva-se;

4.    Depois acrescente mais duas medidas de shampoo tradicional ou neutro;

5.    E também coloque uma medida do Benpantol líquido; e

6.    Por fim, misture bem até o pó descolorante ser totalmente absorvido a mistura.

Para aplicar é importante que os fios estejam previamente limpos e ainda molhados.

Aplique a mistura nos fios, massageie com movimentos circulares e deixe agir de 15 a 40 minutos.

Nessa etapa da aplicação e período de ação é muito importante ter atenção e verificar o quanto a tonalidade está abrindo, fazendo com que você conquiste a cor desejada e também, evite danos durante o processo.

Após o tempo estipulado, enxágue com água abundante, a fim de retirar qualquer resíduo.

E outro ponto importante é que nessa receita o Bepantol é somente opcional, porém um ótimo ingrediente que estimula a proteção e retenção da água nos fios, evitando a desnutrição e demais danos.

Com isso, se possível não deixe de usar, pois com certeza fará diferença.

Atenção às medidas e tempo de ação dos produtos

Um lembrete importante é que usar quantidades a mais de pó descolorante ou deixar a mistura agir nos fios acima do tempo especificado, não fará com que seu cabelo clareie mais ou em menos tempo.

Usar a quantidade de descolorante acima do recomendado ou deixar por mais de 40 minutos, pode resultar em enfraquecimento e quebra, uma vez que são produtos corrosivos que também irão agir nas camadas internas do cabelo.

Assim, evite quantias ou períodos errados.

Afinal, a principal diferença desse método para o clareamento habitual é o uso do shampoo, que com seus ingredientes hidratantes e suavizantes, tendem a retardar a corrosão, criando uma proteção extra nos fios.

Mas, isso não exime o cabelo de possíveis danos em caso de procedimento errado, portanto atenção!

Qual intervalo entre uma shampoozada para outra?

A shampoozada é um processo de descoloração que agride menos os fios, mas como já mencionado, isso não significa que não tenha efeitos nas fibras capilares.

Com isso, a fim de manter os cabelos saudáveis, evite repetir o procedimento em intervalos inferiores a 15 dias.

Caso os seus fios não tenham clareado o suficiente ou conforme sua vontade é possível repetir o processo, mas desde que ocorra pelo menos a cada 2 semanas.

Fazer o procedimento em menos tempo pode acarretar em danos severos e até irreversíveis com necessidade de cortes. Assim, cuidado nas aplicações!

Cuidados antes e após a shampoozada

Antes de decidir por fazer a shampoozada é importante identificar a condição de saúde dos seus cabelos.

Isso porque, caso os fios estejam com algum tipo de dano profundo, o procedimento pode não ser satisfatório, resultando em efeitos adversos, como opacidade e enfraquecimento.

Dessa forma, antes de iniciar com a shampoozada, programe-se com antecedência e comece com uma rotina de tratamentos capilares que vise fortalecer e preparar os cabelos, permitindo melhor absorção e desempenho dos componentes clareadores.

Tente começar esse processo pelo menos, 15 dias antes da aplicação do descolorante, repetindo entre uma ou duas vezes na semana.

Ao tomar esses cuidados, seus fios irão permanecer saudáveis com mais facilidade, mesmo após o clareamento.

E após a shampoozada, como as madeixas passaram por um processo químico é muito importante que seja cuidado e nutrido, evitando ressecamento e enfraquecimento.

Dito isso, após a realização do método, faça uma hidratação capilar com máscaras hidratantes  compatíveis para seu tipo de cabelo ou próprio para danos pós tintura.

E na mesma semana, intercale os cuidados de hidratação com nutrição, o que também promove uma recuperação mais rápida das cutículas capilares, evitando perda de água e de lipídeos.

Ao seguir essa recomendação por pelo menos 15 dias, seus cabelos no final estarão mais fortes e preparados para receber a próxima tintura.

E para te ajudar um pouco mais, traremos uma receita de hidratação para cabelos descoloridos, fácil de fazer e com ingredientes que talvez você já tenha em casa. Veja!

Receita de hidratação para cabelos descoloridos – pós shampoozada

Para fazer essa hidratação você irá precisar dos seguintes ingredientes:

·         1 colher de chá de azeite (de preferência extra virgem);

·         1 colher de chá de mel;

·         a mesma medida de óleo de coco;

·         a mesma quantidade de gel de babosa;

·         2 colheres de sopa de máscara de hidratação (de preferência para cabelos tingidos ou danificado); e

·         1 recipiente e colher para a mistura.

E depois de separar todos os itens, já será possível iniciar com o tratamento procedendo da seguinte forma:

1.    Em um recipiente, coloque o azeite, o óleo de coco e o gel da babosa e misture;

2.    Depois coloque o mel e a máscara de hidratação e misture por mais alguns minutos até ficar bem incorporado;

3.    Após fazer a receita, aplique nos cabelos previamente limpos e ainda úmidos mecha por mecha, em todo comprimento até as pontas;

4.    Ao passar em todo o cabelo, faça uma espécie de coque e coloque uma touca térmica ou alumínio por ao menos 20 minutos;

5.    Com o tempo passado, retire a mistura dos fios com água abundante em temperatura morna e finalize com água fria, a fim de selar as cutículas dos fios.

Ao realizar esse processo após a shampoozada, com certeza seu cabelo se manterá forte e saudável.

por Lara Janaína Theodoro, fonte: O Look 

 


0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA