11/10/2020





Popularmente sempre se falou que para saber a equivalência da idade dos cães com a dos seres humanos bastava multiplicar 1 ano de vida dos caninos para 7 do homem. Fazendo um paralelo com a nossa espécie, um animal de 5 anos teria, assim, ao redor de 35 anos humanos. 

No entanto, essa conta sempre foi questionada pelos médicos veterinários. Sabemos que o cão passa pela puberdade e envelhece mais rapidamente até o primeiro ano de vida, quando vira um adulto jovem. Após essa primeira fase, há uma desaceleração do envelhecimento, e os bichos se tornam idosos em geral a partir dos 6 anos (há variações de acordo com a raça). 

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Diego, nos Estados Unidos, resolveu examinar o DNA de 104 animais da raça labrador de 0 a 16 anos a fim de averiguar o verdadeiro paralelo de idade entre as espécies. 

 A equipe comparou os resultados das amostras de cães com as dos humanos para saber se as mudanças ao longo do tempo se assemelhavam entre as espécies e descobriram que existe uma correlação, sim, porém mais precisa de acordo com a fase de desenvolvimento. Com isso, mapearam o envelhecimento de ambas as espécies por etapas da vida (infância, adolescência, maturidade e velhice). 

Dessa forma, observou-se que a cronologia de envelhecimento canino segue mais ou menos o seguinte comportamento e paralelo com a nossa: 

• 2 anos do cão equivaleriam a 42 anos da idade humana; 
• 4 anos do cão equivalem aos 52 anos; 
• 7 anos equivalem a aproximadamente 60 anos; 
• A partir daí há uma expressiva desaceleração do envelhecimento canino, e 9 anos passam a equivaler a 65 anos dos homens. É importante ressaltar que o estudo foi feito apenas com labradores. Assim, será preciso avaliar se o mesmo padrão no envelhecimento se estende a outras raças de cães. Sabemos que existe uma diferença no perfil de envelhecimento e sobrevida entre as diferentes raças. Cães menores possuem maior tempo de vida quando comparados aos de raça maior. 

 Por: Mario Marcondes. Fonte: MSN
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA