15/09/2020


 



Na hora da primeira refeição do dia, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual é a opção mais saudável para passar no pãozinho do café da manhã: manteiga, margarina, requeijão ou geleia? Mesmo não existindo um alimento que seja proibido, alguns precisam ser ingeridos com maior atenção. 

MARGARINA X MANTEIGA


Ambas são ricas em gorduras, porém a manteiga possui uma quantidade maior de gordura saturada e de origem animal. Já a margarina tem maior teor de gordura insaturada em sua composição e não possui colesterol, por ser um produto de origem vegetal. 

Porém as vantagens da margarina terminam por aí: ela é produzida a partir do óleo vegetal, por meio de um processo industrial, que transforma o óleo de líquido em sólido e essa transformação resulta em um tipo de gordura que pode trazer malefícios ao organismo. 

A margarina é uma gordura criada artificialmente, que conta com conservantes e componentes em sua composição. Isso aumenta os riscos de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e as chances do desenvolvimento de diabetes tipo 2, se o consumo for exagerado.

Já a manteiga natural contém bons níveis de caroteno, um nutriente essencial para os seres humanos. Os carotenoides contribuem para a saúde humana de duas maneiras, como potentes antioxidantes ou pela conversão em vitamina A. Por ser composta exclusivamente da gordura retirada do leite, a manteiga é rica em gorduras saturadas e colesterol. 

Assim, as duas devem ser consumidas com muita moderação, mas a manteiga ainda parece, na maior parte das vezes, ser a melhor escolha. Lembre-se: enquanto a margarina pode ter mais de 15 ingredientes, muitos deles sintéticos, a manteiga consegue ser feita a partir de um único: creme de leite fresco.


REQUEIJÃO

Os requeijões são classificados como proteínas. Existem vários deles, com versões tradicionais, light, caseiros, ricota, cottage, sem lactose, entre outros. O requeijão tem menos gordura, sendo uma boa fonte de cálcio e proteína. O ideal é escolher aquela versão que mais se adapta aos objetivos pessoais.

As opções proteicas geralmente são melhores que as gorduras para passar nos pães. É bom se atentar sempre ao rótulo e escolher produtos que não têm adicionados amido, gordura vegetal e conservantes. Na lista de ingredientes, perceba os nomes diferenciados e rejeite opções de requeijão com mais de dois aditivos alimentares.

GELEIA


Ótima opção para crianças e praticantes de atividades físicas, por fornecer energia de rápida absorção, a geleia conta com os benefícios da fruta que dá sabor ao produto. Geralmente é rica em fibras, que favorecem o funcionamento do intestino, sendo possível encontrar boas opções com menor ou nenhuma quantidade de açúcar adicionado. As versões diet são mais indicadas para diabéticos.

Portadores de obesidade, dislipidemia e síndrome metabólica devem consumir manteiga, margarina, requeijão e geleia com equilíbrio e moderação. O ideal é buscar orientação de um médico nutrólogo.

 

Fonte: Revista Ana Maria


1

1 comentários:

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA