18/09/2020


 


 

 

O leite de aveia é mais uma opção de leite vegetal incrível! É um dos mais acessíveis e fáceis de fazer em casa, pois leva pouquíssimos ingredientes e pode ser incrementado da forma que você preferir. Acompanhe agora na matéria como fazê-lo, os principais benefícios e as melhores dicas!

Ingredientes:

 

·     1 xícara de aveia em flocos finos ou qualquer outro tipo de aveia;

·     3 xícaras de água para hidratar a aveia;

·     3 xícaras de água filtrada em temperatura ambiente para dar a consistência;

·     1 pitada de sal (opcional).

 

Modo de Fazer:

 

1.Coloque em um recipiente a aveia e cubra com as 3 xícaras de água;

2.Deixe-a hidratando por no mínimo 2 horas ou preferencialmente de um dia para outro na geladeira;

3.Depois, coe com uma peneira fina e descarte essa água;

4.No liquidificador, adicione a aveia hidratada, as outras 3 xícaras de água e o sal, para realçar o sabor;

5.Bata por aproximadamente 3 minutos;

6.Use uma peneira fina, um pano de prato ou voal para coar o leite.

Depois disso, a preparação está prontinha e você pode conservar o leite de aveia na geladeira por até três dias, ou no congelador por até três meses. Aproveite ainda o resíduo para smoothies, sucos, sopa ou em uma receita de bolo para deixá-lo mais fofinho.

Benefícios do Leite de Aveia

 

Fonte de energia e nutrientes: de acordo com a nutricionista, o leite de aveia contém em torno de 80 Kcal por porção de 200ml. Além disso, possui aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas, sais minerais e fibras essenciais para o equilíbrio do organismo.

Proporciona saciedade: devido à presença de fibras, que permanecem no estômago por mais tempo, retardando a sensação de fome e auxiliando no emagrecimento.

Combate ao colesterol: Juliana explica que esse efeito é derivado das fibras, que carregam as pequenas moléculas de gordura para o bolo fecal.

Diminui a absorção das gorduras: isso porque a presença das fibras presentes nesse alimento, especificamente as beta-glucanas, atuam diretamente no trato gastrintestinal humano.

Ajuda no controle glicêmico: devido à presença de fibras que auxiliam no tratamento de diabetes.

Colabora para a regulação intestinal: as fibras possuem a capacidade de absorver líquidos e aumentar o volume do bolo fecal, desde que associado ao consumo de água.

Excelente substituto para o leite de origem animal: pode ser consumido por indivíduos com intolerância à lactose e ser utilizado como substituído para produtos de origem animal, como o leite.

 fonte: dicas de mulher

 

 


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