12/06/2019






A maionese caseira é fácil de preparar e você pode adicionar seus próprios sabores. A melhor base é um azeite de oliva leve, mas pode-se usar também uma mistura de óleos vegetais. Azeite extravirgem confere um sabor marcante.

A receita abaixo rende 300 ml de maionese.

Ingredientes:

2 gemas de ovo ou 1 ovo inteiro
½ colher (chá) de mostarda Dijon
½ colher (chá) de sal
300 ml de azeite de oliva ou óleos vegetais
1ou 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco ou suco de limão

Para o preparo à mão:

Bata as gemas, a mostarda e o sal em uma tigela usando um batedor de claras ou uma batedeira elétrica. Acrescente metade do óleo, gota a gota, batendo sempre até a mistura começar a engrossar. Adicione o vinagre ou suco de limão, depois vá pingando o óleo restante enquanto continua batendo.

Para o preparo no liquidificador:

Bata as gemas ou o ovo inteiro com a mostarda, o sal e o vinagre ou suco de limão durante alguns segundos. Com o motor ainda ligado, acrescente o óleo, primeiro gota a gota e depois em um fluxo constante.

Como recuperar a maionese talhada:

Se a mistura começar a talhar, incorpore 1 colher (sopa) de água quente ou comece novamente com uma gema de ovo e aos poucos adicione a mistura talhada.

Acrescente sabores variados à maionese caseira:

Apimente uma maionese básica adicionando alho ou ervas bem picadas – manjericão, cebolinha, endro, salsinha, estragão e tomilho são bons individualmente ou misturados. Experimente usar 1 colher (sopa) de mostarda Dijon e a mesma medida de mel, ou faça no liquidificador uma pasta de tomates secos com alho e misture à maionese pronta.

Atenção!

A maionese caseira, diferentemente da industrial, que dura 30 dias na geladeira, só pode ser armazenada na geladeira por 2 a 3 dias. Após esse período o seu uso não é recomendado.

fonte: msn culinária



0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA