09/04/2017




A depressão é um transtorno do estado de ânimo. Ela se caracteriza pelo surgimento contínuo de sentimentos de tristeza, irritabilidade, e uma perda geral do interesse pelas atividades cotidianas e a vida em geral.
Na atualidade ela é considerada um problema de saúde pública, dado que é muito comum na população, especialmente nos países desenvolvidos.
Até algumas décadas atrás acreditava-se que seu surgimento só se dava por algumas situações emocionais.
No entanto, com o passar do tempo, foi descoberto que ela ocorre por variações da química cerebral que podem acontecer por fatores ambientais, mudanças hormonais e aspectos genéticos.
Além disso, foi possível determinar que seu desenvolvimento tem muito a ver com os hábitos de alimentação, já que algumas deficiências nutricionais aumentam a chance de sofrer dela de forma recorrente.
Devido a isso, é fundamental melhorar a dieta e aumentar o consumo daqueles alimentos cujo valor nutricional ajuda a evitar e combater este problema.
Com esta finalidade, a seguir queremos compartilhar detalhadamente estas seis deficiências nutricionais que foram associadas ao desenvolvimento da depressão.

Deficiências nutricionais que podem estar por trás da depressão

1. Ácidos graxos ômega 3

Os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 oferecem diversos benefícios ao organismo e, ao mesmo tempo, à saúde emocional.
Sua ingestão desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso central, dado que controla a inflamação e regula a sua atividade.
Também é fundamental para equilibrar a liberação de substâncias químicas no cérebro e reduzir o risco de envelhecimento precoce.
Inclusive, eles são recomendados como parte do tratamento contra a depressão, já que aumentam a produção de serotonina enquanto minimizam o excesso de cortisol.
Podemos obtê-los consumindo:
·Peixes gordurosos
·Sementes e oleaginosas
·Leguminosas
·Ovos
·Vegetais

2. Vitamina D


Ter uma deficiência de vitamina D não só aumenta o risco de sofrer de problemas ósseos e articulares, mas também pode levar a fortes episódios de depressão e demência.
Esta vitamina é chave na liberação de serotonina, um neurotransmissor associado ao bom humor e à felicidade.
A absorção correta deste nutriente reduz o risco de desequilíbrios emocionais e, por sua vez, exerce efeitos positivos no sistema imunológico.
A forma mais comum de absorvê-la é com os raios de sol, mas ela também é encontrada em alimentos como:
·Peixes azuis
·Óleo de bacalhau
·Cereais e produtos de soja enriquecidos
·Laticínios
·Ovos
·Champignon

3. Zinco


O zinco é outro micronutriente que participa da regulação das emoções, estimulando algumas funções neuronais e a atividade do sistema nervoso.
Em níveis adequados, ele aumenta a produção dos neurotransmissores do bem-estar.
Por sua vez, está associado a mais de 250 rotas bioquímicas independentes que têm a ver com o funcionamento dos principais órgãos do corpo.
Os alimentos para corrigir esta deficiência incluem:
·As carnes vermelhas
·Os ovos
·Os mariscos
·As leguminosas
·As nozes
·As sementes
·Os cereais integrais
·Os laticínios orgânicos

4. Selênio

Este nutriente é essencial para um bom funcionamento cerebral e o controle da queda do humor.
Desempenha um papel relevante na função da glândula da tireoide que, por sua vez, é essencial para uma boa saúde mental.
Seu efeito antioxidante e reconstituinte é chave para a prevenção e o tratamento do transtorno depressivo.
Ele pode ser obtido em:
·Carnes magras
·Peixes azuis
·Feijões e ervilhas
·Ovos
·Mariscos

5. Magnésio

Infelizmente, o magnésio é um dos minerais mais difíceis de absorver no organismo.
Na verdade, estima-se que muitas doenças físicas e mentais tenham a ver com a deficiência deste nutriente.
No tratamento da depressão ele tem um papel principal, não somente porque aumenta a produção de serotonina e dopamina, mas também porque reduz a produção de cortisol.
Aumente o consumo de:
·Algas
·Amêndoas
·Abacate
·Banana
·Feijões
·Sementes de abóbora
·Cereais integrais
·Vegetais de folhas verdes


6. Ferro

A deficiência de ferro é uma das principais causas da anemia, fadiga mental e transtornos depressivos.
Isso se deve ao fato de que é um componente essencial no desenvolvimento e funcionamento cognitivo, sensorial e motor.
Seus baixos níveis causam uma insuficiência de glóbulos vermelhos no sangue, que afeta a oxigenação celular e aumenta sintomas como o desequilíbrio emocional, a fadiga e a confusão mental.
Para aumentar seus níveis é necessário comer:
·Carnes vermelhas
·Beterraba
·Peixes azuis
·Farinha de aveia
·Espinafre e folhas verdes
·Romã
·Ovos
·Feijões
·Pasta de amendoim
Combater as deficiências nutricionais mencionadas pode ser fundamental no tratamento daqueles pacientes com depressão e quedas emocionais.
No entanto, é necessário analisar outros aspectos para determinar qual pode ser a sua origem e quais outras medidas são requeridas para tratar estes transtornos.

fonte: melhorcomsaude



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