25/02/2017





– Suco de fruta com gengibre

Feito a partir de alimentos funcionais, o suco natural com gengibre ajuda a desintoxicar o corpo pela manhã em jejum. Fácil de preparar, a combinação serve para recuperar as energias de quem exagerou no consumo de álcool ou de comidas gordurosas. É um alimento também que ajuda a recuperar as energias de quem fez muito esforço físico sambando ou acompanhando os bloquinhos.
Segundo a nutricionista, o ideal é dar preferência às frutas ricas em carotenoides, como melancia, goiaba e mamão.  “Elas são excelentes antioxidantes e contêm fibras”.
Já o gengibre é rico em fitoquímicos, que têm ação anti-inflamatória no sistema digestivo, auxiliando contra enjoos e náuseas.
Outras frutas como manga, pêssego, abacaxi, maracujá e melão são ricos em potássio e em vitamina C, essenciais para um com trabalho muscular. O grupo também ajuda a desintoxicar o fígado, afastando a ressaca.

– Ovo

O ovo é excelente fonte de proteína rica em cisteína, que contém glutationa, substância capaz de auxiliar o organismo a reverter o processo de intoxicação provocado pela ingestão de álcool, além de proporcionar maior saciedade ao longo do dia.
Somente a clara possui quatro gramas de proteínas e vitaminas B2. Já a gema possui gordura, proteínas e vitaminas A, D, K e B.
Ana Maria recomenda o consumo do ovo logo pela manhã. “A ideia é comê-lo somente após o seu cozimento, pois assim suas substancias serão mais bem aproveitadas”.

– Pão de integral

O pão é um alimento rico em carboidratos complexos, que ajudam a manter a energia da maratona carnavalesca.
“Grãos integrais são um dos principais alimentos prebióticos e devem fazer parte do café da manhã a fim de garantir mais disposição ao longo do dia”, explica a nutricionista.
Segundo ela, eles também têm alta capacidade hidrofílica, retardam o esvaziamento gástrico, proporcionam substrato fermentável para as bactérias dos cólons, reduzem a concentração plasmática de colesterol e melhoram a tolerância à glicose.
“Em outras palavras, são digeridos lentamente pelo organismo e, consequentemente, proporcionam maior sensação de saciedade”, afirma.

– Leites fermentados e iogurtes (probióticos)

Leites fermentados e iogurtes são alimentos com microrganismos vivos que, quando ingeridos em quantidades suficientes, promovem efeitos benéficos à saúde.
Eles fornecem entre 25% e 35% da necessidade diária de cálcio e possuem outros minerais, como o potássio – responsável pela distribuição adequada de água e sódio no corpo -e o fósforo – responsável pela contração muscular e a condução de estímulos nervosos.
De acordo com Ana Maria, leites fermentados e iogurtes são ótima fonte de vitaminas com  riboflavina – B2 ligadas à formação de glóbulos vermelhos, regulação das funções do sistema nervoso, da visão e do metabolismo e cobalamina – B12, que atua diretamente na formação de células do sangue, do sistema nervoso e de massa óssea.

– Café

O café é um despertador natural, além da cafeína, a bebida possui também trigonelina, niacina, melanoidinas, quinídeos e ácidos clorogênicos, que atuam conjuntamente no organismo e melhoram a capacidade de concentração.
“O café também ajuda no aumento da velocidade de reação, no estado de alerta, além de melhorar o estímulo do córtex pré-frontal, que atua na memória de curto prazo a na concentração”, afirma a especialista.

– Peixes em conserva

Atum e sardinha em conserva são boa fonte de ômega 3, fonte de vitaminas e minerais, como ferro, magnésio, fósforo, selênio, e vitaminas do complexo B. Também são ricos em proteína com pouca gordura e, ainda, proporcionam saciedade e energia na medida.

– Azeite de oliva

O azeite de oliva é um poderoso antioxidante para quem gasta muita energia, sendo, também, rico em gorduras monoinsaturadas.

– Alecrim e a cúrcuma

Esses temperos naturais têm potente ação antioxidante e auxiliam na eliminação de toxinas, sendo ricos em flavonoides.

– Banana

A banana é uma fruta que promete disposição ao longo do dia. Rica em fibras, vitamina C e potássio, é uma excelente opção, principalmente, para indivíduos com hipertensão.

– Oleaginosas e sementes

Castanha do Pará, amêndoas, avelãs, nozes, sementes de girassol, abóbora e linhaça fornecem gorduras monoinsaturadas e minerais com ação antioxidante e anti-inflamatória, além de reduzir o colesterol.

– Guaraná natural

O guaraná natural é outra fonte de energia, contém substâncias excitantes, como cafeína, que estimulam o sistema nervoso e melhoram as funções psicológicas, energéticas e tônicas, quando ingeridas em quantidades moderadas.

– Açaí

O açaí é uma fruta que faz sucesso e é uma boa pedida para se refrescar num dia quente de carnaval.  Uma tigela só com açaí contém cerca de 60 calorias e é rica em nutrientes. A fruta proporciona sensação de saciedade, tem função antioxidante e possui ômega 6 e 9.


Fonte: msn



0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA