20/02/2017




"É como se fosse uma concentração para uma competição de atleta". É assim que Daniel Cady, marido e nutricionista de Ivete Sangalo, resume a preparação da cantora para o carnaval. Em Salvador, ela vai comandar seu trio elétrico três dias, em apresentações que chegam a durar mais de seis horas São. Este ano, ainda haverá o desfile da Grande Rio, escola carioca que escolheu a baiana como tema de seu samba-enredo
Vai ser intenso, então ela tem que estar bem para executar esses três dias de performance no palco. Essa preparação específica começou de dezembro para cá. Todo ano Ivete acaba perdendo peso para o carnaval. Intencionalmente, lógico, ela aumenta o ritmo dos treinos e fica com uma disciplina maior em relação à alimentação. Ela perde cerca de dois a três quilos neste período", diz Cady.

"Este ano, acho que ela está um pouco mais forte. Não cheguei a fazer avaliação do percentual de gordura porque isso tem sido cada vez menos o nosso foco. Ela nem quer saber quanto é, não se preocupa com isso. Não há uma meta de peso, mas de performance. E ela está cada vez melhor, treinando mais forte, com mais habilidade. Ivete está fazendo boxe (veja vídeo abaixo), musculação e treino de alta intensidade, o HIIT", explica o nutricionista, que palpita: "Ela deve estar pesando em torno de 73kg e com um percentual de gordura, acredito eu, de 24%."


Cardápio

Além da malhação intensa, Ivete tem seguido à risca a dieta, sem furos. Mas tudo sem monotonia. "Ela praticamente não repete o que come de um dia para o outro", entrega Cady. De uma forma geral, o cardápio da cantora segue assim: no café da manhã, uma porção de frutas (geralmente, abacaxi, melão, mamã e, uva) e uma raiz cozida (aipim, inhame ou banana da terra) com ovo; no lanche da manhã entra mais uma porção de frutas e um mix de castanhas sem sal; no almoço, salada crua temperada com azeite, um grelhado e um pouqinho de arroz integral ou de purê de aipim ou mandioquinha; à tarde, nova porção de frutas.

"Se vai treinar, ela come também um pedacinho de batata-doce ou de banana da terra", lista Cady, que ainda prescreve Whey Protein com água e canela depois dos exercícios físicos. "A janta é bem variada, pode ser sopa de abóbora com carne, de verduras com frango... Às vezes, como o treino é puxado, ela sente bastante fome e come tapioca com atum ou frango desfiado ou então uma omelete e sopa", completa ele. Superfocada, Ivete restringe alguns alimentos para preservar ainda mais a voz. "Próximo ao carnaval ela evita leite, porque pode formar muco e atrapalhar a voz dela, e também uma parte das guloseimas e besteiras, pois não ajudam na composição corporal e na performance dela. É como uma atleta: há fases em que está mais restrita, mais focada, e outras em que se permite mais. Se for para cantar bem e estar bonita, ela abre mão do que for preciso. Se tiver que comer pedra para fazer o melhor, ela vai fazer isso", afirma o marido da cantora, que garante que ela não segue modas como a de tomar limão com água morna em jejum nem a do café batido com óleo de coco.

"Ivete não gosta de modismo, é bem tradicional, prefere o trivial. Ela curte tomar suco de limão com óleo de coco, mas o café evita porque pode causar refluxo. Ela é bem cuidadosa com isso, já segue um padrão que está acostumada ao longo dos anos e que tem dado certo".
Além dos shakes proteicos, outros suplementos fazem parte da dieta da baiana: "Ivete toma probióticos, para a flora intestinal, Ômega 3 e faz reposição de vitamina D. Eventualmente, faz algum consumo de vitamina C ou de BCAA antes do treino. Mas o foco dela é mesmo a alimentação, a gente só suplementa o que é preciso".

Feijão e milk shake depois do trio
Nos dias de trio elétrico, Ivete tem uma refeição leve antes da apresentação. "Ela não pode comer muita quantidade, independentemente do que for. É uma alimentação bem fracionada.Ela come muito pouco antes de cantar, até porque com a adrenalina e a expectativa de subir no trio, ela não sente tanto apetite. Então, toma um café reforçado, com fruta, ovinho, uma raiz... Nada muito diferente do que faz no dia a dia. Não dá para inovar, tem que se alimentar como foi no período de treinamento, mas em quantidade menor", diz Cady, que reforça a importância de uma boa hidratação.

"Ivete consome muita água de coco, água mineral e sucos. A hidratação vem em primeiro lugar. Durante o percurso, não consegue comer muito, porque não tem tempo, apetite nem oportunidade. Ela come maçã, que ajuda na voz, uva passa, banana amassada com um pouquinho de castanha. Depois do trio, quando baixa a adrenalina, aí ela sente fome e janta bem, com arroz integral, carne ou frango e uma saladinha. Uma refeição completa mesmo, como faz no almoço no dia a dia".

Quando o carnaval acaba, a cantora aproveita para, enfim, sair da dieta: "Ivetinha gosta de comer comida mesmo. Adora uma feijoada, sorvete, milk shake... Geralmente, ela tem esse ritual de bater um feijão preto bem baiano, com farofa e arroz, depois do trio. E de tomar um milk shake ou comer uma banana split", revela o nutricionista.

fonte: ego

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