08/12/2016

Se suas finanças pessoais e a fatura de seu cartão de crédito estão impedindo que você durma à noite, é hora de tomar algumas atitudes que colocarão suas finanças pessoais – e seu sono – nos trilhos.

PAGUE A FATURA TOTAL DE SEU CARTÃO DE CRÉDITO

Você pode pagar mais de 20% de juros por cada fatura de cartão de crédito não paga. Isso significa que você pode pagar 20% a mais do que o valor de suas compras. Então, pague a sua fatura toda a partir deste ano. É o primeiro passo para melhorar sua saúde financeira.

VERIFIQUE SEUS PAGAMENTOS EM DÉBITO AUTOMÁTICO

Todo mês, o saldo de sua conta diminui devido a pagamentos feitos a empresas de energia elétrica, provedores de internet, empresas de celulares, entre outras. Neste novo ano, repense suas necessidades. Você pode economizar alguns reais removendo serviços que nunca usa.

FAÇA UM ORÇAMENTO

Você sabe realmente o que gasta em um ano? Liste suas despesas em uma folha de papel ou planilha eletrônica, e seja sincero. Não deixe de fora qualquer despesa, e verá o que pode facilmente cortar.

POUPE

Configure um pagamento automático de sua conta corrente para uma conta poupança. Comece com uma quantidade modesta, como R$ 10 por semana. Assim, você ainda terá dinheiro suficiente para suas despesas, mas a cada ano terá economizado pelo menos R$ 520.

FAÇA UMA LISTA ANTES DE IR ÀS COMPRAS

Para não ceder à tentação em supermercados e mercearias, nada melhor do que fazer compras com uma lista do que você realmente precisa. Faça a lista em casa. Assim, você poderá recorrer a ela durante suas compras

DEFINA UM OBJETIVO PRAZEROSO

Se você acha que economizar é uma tarefa difícil, saiba que ter um objetivo em mente ajuda, como colocar dinheiro de lado para viajar nas próximas férias.

RENEGOCIE SUAS DÍVIDAS

As taxas de juros aumentarão em breve ou não? Não espere um possível aumento para renegociar o custo de suas dívidas com sua instituição financeira.

REDUZA SUAS DESPESAS DE TRANSPORTE

Talvez o transporte público de sua cidade tenha melhorado nos últimos tempos, enquanto o trânsito só piora. Descubra o quanto seu veículo custa no total. Pode ser uma boa ideia usar o transporte público.

FAÇA UM COLCHÃO PARA EMERGÊNCIAS

O que você faria se perdesse seu emprego amanhã? Economize o equivalente a seis meses de renda. Mesmo com o seguro desemprego, seu orçamento será afetado se isso acontecer, e uma reserva será bem-vinda enquanto você procura emprego.

MONITORE SUAS TRANSAÇÕES

Você sabe com quais empresas tem contas? Não seja negligente. É possível que uma assinatura antiga ainda esteja sendo deduzida de sua conta ou que um dos seus investimentos pode ter se tornado bastante custoso do ponto de vista fiscal. No início deste ano, tenha como missão monitorar suas transações.

RECUSE OFERTAS DE CARTÕES DE CRÉDITO

Tenha cuidado quando uma loja de departamentos oferece a você um novo cartão de fidelidade. Ele pode ser na verdade um cartão de crédito. Evite créditos caros que só aumentarão sua dívida. Economize antes de comprar, em vez de criar uma nova forma de acumular dívidas.

INFORME-SE!

Não evite as seções de finanças de jornais, revistas e sites. Você pode encontrar informações que ajudarão você a entender sua própria situação financeira, além de entender melhor o que o seu consultor financeiro e banco falam para você.

Fonte: msn