18/11/16




Tristeza e depressão

O humor pode ser alterado por causa da tireoide. Isso é mais provável quando não existe um motivo aparente para estarmos tristes ou deprimidos.
Quando a glândula produz poucos hormônios, os níveis de serotonina diminuem e isso se traduz em sentimentos negativos.
Pelo contrário, se a tireoide cria mais hormônios, ficamos mais inquietos ou irritados.

Mudanças de peso


Se você pratica esportes há muito tempo e segue uma dieta estrita, mas não consegue perder um grama sequer, talvez isso se deva a problemas na tireoide.
O mesmo acontece se, por mais que você coma, não consegue ganhar peso. As alterações metabólicas têm muito a ver com esses desequilíbrios.

Prisão de ventre

A dificuldade de evacuar, ainda que se coma legumes, verduras e fibras, é um dos principais sinais de disfunção na tireoide.
Se você sofre continuamente com a prisão de ventre e isso causa inchaço abdominal ou dores intestinais, não hesite em consultar um médico.

Problemas para dormir

Sem razão aparente, você não consegue dormir ou acorda no meio da noite sobressaltado. Os problemas para pegar no sono, pesadelos recorrentes e a insônia estão relacionados a esta glândula.
Também se manifesta como uma maior necessidade de dormir e dificuldade para levantar cedo. Uma tireoide pouco ativa torna as funções corporais mais lentas.

Dores articulares

É um sintoma que pode se dever a várias patologias ou até a hábitos cotidianos, como por exemplo, fazer muito exercício ou levantar peso em excesso.
O funcionamento insuficiente da tireoide pode levar a dores articulares, sobretudo nos braços e nas pernas. Devemos prestar atenção a isso porque, por sua vez, pode causar fibromialgia.

Pele seca

Você sente que não está adiantando usar diferentes cremes ou óleos para hidratar a pele: ela está sempre seca e “descamando”.
As pernas e o rosto são dois lugares em que mais se pode notar essa mudança.Também podemos identificar a falta de hidratação nas axilas e no couro cabeludo. Em muitos casos, é porque estamos suando menos que o normal.

Colesterol alto

Os estranho ao ver os exames de sangue que indicam colesterol alto é quando se leva uma dieta equilibrada, quase sem gordura.
Quando uma pessoa sofre de hipotireoidismo, o metabolismo de seu corpo fica mais lento e não consegue queimar as gorduras como se deve. Por isso, o nível de colesterol e de triglicerídeos se eleva.

Perda da libido

A falta de interesse sexual pode estar relacionada a um problema na glândula tireoide. Algum mal-estar emocional e psíquico, o ganho de peso e as dores articulares podem piorar essa perda de libido.

Dores no pescoço

Ao mover o pescoço em certas direções, podemos sentir uma espécie de pressão que não permite engolir bem. A rouquidão é outro sintoma de desordens na tireoide. Isso se deve ao aumento de tamanho da glândula, que comprime a traqueia.

Dores musculares

Fazer um movimento com o qual você não está acostumado se torna um pesadelo durante dias, porque a dor não cede.
Se, além disso, algumas partes do corpo ficam dormentes continuamente, seria bom consultar o médico para realizar um check-up geral.

Queda de cabelo

Pode ocorrer porque a pele do couro cabeludo está muito seca, ou devido aos problemas de metabolismo associados à glândula tireoide.
Perder um pouco de cabelo ao tomar banho ou pentear-se é normal, mas não é se caem mechas de cabelo ao tocarmos na cabeça. Também não é natural ver um punhado de cabelos no travesseiro todas as manhãs.
Os pelos das sobrancelhas também podem cair. Os pelos nas pernas, axilas ou púbis demoram a crescer e, quando o fazem, são muito finos e frágeis.

Palpitações

O coração bate tão depressa que você pode sentir, ainda que esteja sentada no sofá ou deitada.
Se você notar as pulsações no pescoço ou no pulsos sem fazer nenhum esforço ou exercícios… talvez isso se deva a um excesso de produção dos hormônios da tireoide.

Pressão arterial elevada

A hipertensão pode ser causada por diferentes motivos, e por isso os médicos não a relacionam, de início, à tireoide.
No entanto, quando se consomem medicamentos para controlá-la, ou segue-se uma dieta saudável e, da mesma forma, a pressão arterial permanece elevada, talvez seja preciso examinar a glândula.

Alterações no apetite

Talvez antes você não queria comer a todo instante, mas agora, não pode passar 30 minutos sem que você tenha fome ou deseje uma comida diferente (e mais gordurosa, açucarada ou salgada).
Talvez aconteça o contrário e, se antes você comia quatro vezes ao dia, agora só sente vontade em duas ocasiões. Todas essas mudanças podem ser provocadas por alterações na sua tireoide.

 fonte: melhor com saude
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA