07/11/16





A Síndrome do Intestino Irritável, mais conhecida pelas siglas SII, é uma doença caracterizada por uma desordem funcional do intestino, capaz de provocar dores abdominais frequentes, constipações e diarreia. Mais comum entre as mulheres, na maior parte das vezes, costuma aparecer na fase adulta e seus sintomas podem ser intensificados por momentos de forte tensão ou estresse.

No Brasil, até 25% da população sofre com a doença, porém, poucas pessoas procuram tratamento adequado.

Causa e diagnóstico

Ainda não se sabe a causa especifica para o aparecimento da Síndrome do Intestino Irritável. Porém, algumas teorias apontam que os nervos do cólon (intestino grosso) de pessoas com SII são muito mais sensíveis do que o normal, fazendo com que o movimento dos alimentos e gases no intestino provoque dores, desconfortos abdominais, espasmos intestinais e irregularidades nas fezes.

Situações de estresse e tensão estimulam as contrações do cólon e podem potencializar os sintomas da SII como, por exemplo, o desconforto abdominal. Apesar disso, é importante ressaltar que a SII não tem ligação com qualquer outra doença e nem acentua os riscos de câncer de colón.

Ainda não existe um método específico para diagnosticar a SII. Os médicos utilizam o histórico clínico e exames laboratoriais como, por exemplo, fezes, sangue, endoscopia digestiva e outros exames de imagem para descartar doenças com sintomas semelhantes.

Sintomas

Os principais sintomas da Síndrome do Intestino Irritável são desconforto abdominal acompanhado de diarreia ou constipação. Além disso, ela pode causar gases, inchaço e cólicas.

Os sintomas da SII podem variar de pessoa para pessoa e mudar ao longo do tempo. Há quem passe dias sentindo desconforto abdominal, por exemplo, e depois fique bons anos sem sofrer com qualquer sintoma. Vale lembrar também que sangramentos, perda de peso ou febre não são sintomas da SII.

A Síndrome do Intestino Irritável é capaz de prejudicar o movimento do cólon, o transporte de gases e fezes e a quantidade de líquido absorvido. Ela pode acelerar o processo do bolo fecal, deixando-o com excesso de água e provocando a diarreia ou fazer com que o intestino trabalhe de forma mais lenta, deixando as fezes na região paredes intestinais, potencializando a absorção de água e fazendo com que elas fiquem secas e endurecidas.

Como tratar intestino irritável e dieta

O primeiro passo é se conscientizar do que pode piorar ou melhorar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável. A partir das orientações do médico, é fundamental seguir uma dieta que elimine os alimentos que intensifiquem os sintomas da SII. Não siga dietas de internet: o importante é ter orientação adequada. Além disso, medicamentos para aliviar alguns sintomas, como laxantes quando houver constipação intestinal, antidiarréticos, antiespasmódicos para melhorar as dores abdominais podem ser utilizados para aliviar sintomas desta síndrome.

fonte: vix
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA