05/11/16



Patricia Davidson conta quem são os verdadeiros vilões de uma alimentação saudável (e não só dieta!)

Não importa se você está de dieta para ganhar peso, emagrecer ou simplesmente levar uma vida mais saudável: independentemente dos seus objetivos, certos alimentos deveriam ser abolidos da cozinha devido aos perigos que oferecem ao corpo. Talvez você até já esteja imaginando quem são estes vilões - sorvetes, refrigerantes, frituras... Mas por quê, mesmo sabendo que eles não trazem nenhum benefício, é tão difícil removê-los da rotina?

Talvez um dos motivos seja a falta de informação sobre o quanto estes alimentos, apesar de oferecerem sabores agradáveis ao paladar, prejudicam o seu organismo. E os malefícios vão muito além da perde de peso, como explica a nutricionista Patricia Davidson em entrevista à Vogue: alguns deles aumentam os casos de compulsão alimentar e até o risco de câncer.

Quer saber quais são os maiores vilões da alimentação saudável? Abaixo, Patricia  revela os 7 alimentos que idealmente nunca deveriam ser consumidos:
1.    FRITURAS
"Quando um óleo é elevado a altas temperaturas, ele passa por reações químicas, com formação de gordura saturada e compostos tóxicos. Além de altamente calóricos, os alimentos fritos prejudicam os bons níveis de colesterol e podem aumentar o risco de câncer".

2. BISCOITOS INDUSTRIALIZADOS
"Geralmente possuem alto teor de gordura saturada, açúcar, sódio e aditivos alimentares. Além da sobrecarga renal e hepática, contribuem para aumento de peso, retenção de líquidos e dislipidemia".

3. REFRIGERANTES
"Bebida de alto valor energético, rica em corantes, açúcar e aromatizantes, que aumenta o envelhecimento celular e atrapalha o processo de desintoxicação do corpo. Além de prejudicar a perda de peso, o refrigerante ainda pode promover cansaço, baixa energia e, esteticamente, a piora do quadro de celulite. Sua versão zero é isenta açúcar, mas já está comprovado que os adoçantes utilizados podem levar à compulsão alimentar e ganho de peso".

4. CARNES PROCESSADAS
"Contêm gordura saturada em excesso, além de compostos tóxicos que aumentam o risco de câncer e desordens como déficit de atenção e hiperatividade, principalmente em crianças. Pode levar também à retenção de líquidos pelo alto teor de sódio".
5. AÇÚCAR
"É altamente calórico, que prejudica muito a perda de peso, ainda pode causar diversos danos ao nosso organismo. O açúcar é descalcificante, ou seja, ele retira o cálcio dos ossos tornando mais frágeis. Além disso, o açúcar pode causar dependência orgânica, diabetes e envelhecimento celular".

6. SORVETE
"Possui carboidratos de baixo valor nutricional, que serão absorvidos rapidamente pelo organismo e aumentarão os níveis de insulina, o que provoca aumento de peso. Além de açúcar, está presente também uma grande quantidade de gordura saturada, que aumenta o risco do aparecimento de placas nas artérias sanguíneas, levando a doenças vasculares".

7. CALDOS PRONTOS
"Os industrializados contêm muito sódio que, em excesso, causam hipertensão ou podem piorar um problema  já existente. Além do sódio, eles contêm também o glutamato monossódico, um ingrediente que estimula o sistema nervoso e está associado ao risco de Alzheimer, Parkinson, câncer e dificuldades no aprendizado".


Fonte: Vogue
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