09/10/16




Vitaminas do complexo B
Elas afastam a fadiga, melhoram a produção de energia e ajudam na capacidade aeróbica do organismo. Para aproveitar todas essas vantagens, inclua no cardápio leguminosas, cereais integrais, lácteos, frutas e carnes brancas, como o frango e o peixe.
Ferro
Esse mineral é indispensável para o bom funcionamento do corpo. Isso porque ele participa, entre outras coisas, do transporte de oxigênio nas células, o que garante toda a disposição necessária para enfrentar o dia a dia. O ferro se encontra nas carnes na versão heme, mais facilmente absorvida pelo organismo, e na versão não heme nos vegetais de folhas verde-escuras, nos grãos integrais, nas leguminosas e nas amêndoas. Se você faz parte do time dos vegetarianos, a saída para aproveitar melhor esse nutriente é ingeri-lo junto com fontes de vitamina C, que aumenta a absorção do ferro não heme.
Vitamina C
Além de ajudar no aproveitamento do ferro, ela tem ação antioxidante, livrando o organismo do cansaço e aumentando a resistência contra infecções. Encontra-se em abundância em várias frutas, com destaque para a acerola, a laranja, o kiwi, o limão e a mexerica.
Selênio
Graças ao seu efeito antioxidante, esse mineral manda embora o desânimo, o cansaço e dá um belo reforço no sistema imunológico. A principal fonte de selênio é a castanha-do-pará, mas também é possível encontrá-lo nas carnes, nas frutas e nas hortaliças.
Triptofano
Esse aminoácido presente no leite e seus derivados, nos ovos e no chocolate atua no cérebro, junto às vitaminas do complexo B, na produção de serotonina, um neurotransmissor que garante a sensação de bem-estar.
Carboidratos
É por meio do processo de queima desses nutrientes que o corpo obtém energia. Mas, para um melhor aproveitamento (e evitar o ganho de peso), prefira as versões complexas, que têm menor índice glicêmico (IG). Elas se encontram nos grãos integrais e em raízes como batata-doce, inhame e mandioca.
Gorduras
Calma, ninguém está falando que está liberado devorar uma pizza ou um sanduíche com bacon antes de malhar! É verdade que as gorduras são fontes de energia para o corpo, mas para uma vida saudável o ideal é apostar nas versões monoinsaturadas - presentes no abacate, na amêndoa e no azeite - ou nas poli-insaturadas, que estão em peixes como bacalhau e salmão e nas nozes. Elas protegem o coração, têm ação anti-inflamatória e melhoram o sistema imune.

Fonte: m de mulher
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA