28/10/16





A redução no consumo de carboidratos é conhecida como uma das maneiras mais rápidas de perder peso. As chamadas dietas low carb são de fato eficientes, mas alguns cuidados precisam ser tomados para evitar prejuízos à saúde, já que o nutriente exerce importante função no organismo e não deve ser completamente cortado do cardápio.

Uma das razões pelas quais uma dieta low carb ajuda na perda de peso é o fato de que, ao reduzir carboidratos e consumir mais proteínas e gorduras, é possível se sentir mais saciado, evitando o consumo de calorias e o apetite exagerado.

Do total de nutrientes que ingerimos diariamente, o carboidrato costuma ocupar uma faixa de 45% a 55% do total. Em um regime low carb essa quantidade é reduzida para mais da metade, representando cerca de 20% do total de calorias consumidas por dia. É possível entender, portanto, que o organismo sentirá um impacto nos primeiros dias de dieta e levará um tempo para se acostumar.


Como emagrecer com dieta low carb

Antes de iniciar uma dieta low carb é indispensável saber a quantidade ideal de carboidratos que você deve ingerir por dia. A medida precisa ser estabelecida por um nutricionista que, após avaliar exames e estilo de vida, poderá definir com maior exatidão as suas necessidades do nutriente.


Além de conhecer a sua medida individual de carboidratos, o profissional ainda ajuda a montar cardápios de acordo com suas preferências e necessidades, indicando os alimentos permitidos e os que devem ser evitados no plano alimentar.

Entre as mais famosas dietas low carb estão a Dieta Atkins e, mais recentemente, a Dieta Dukan. Em comum entre ambas está a indicação de ingestão bastante limitada de carboidratos e consumo maior de proteínas de alto valor biológico. Açúcar refinado, refrigerantes e alimentos processados e industrializados são eliminados do plano alimentar.

Ir ao supermercado e abastecer a cozinha com alimentos indicados para a dieta low carb antes de iniciar o projeto é importante para fugir de tentações e garantir o que precisa para variar no cardápio, sem deixar que o plano alimentar se torne monótono.

fonte: vix
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