31/08/16





Pouca gente associa a doença celíaca à queda de cabelo e outras alterações dermatológicas. Se você tem restrições quanto ao glúten, fique atento também a saúde de seu cabelo. Tem caído ou sente que perdeu volume ultimamente?Glúten pode causar queda de cabelo 

A doença celíaca afeta pessoas que têm restrições ao glúten, cuja ingestão prejudica não apenas a pele, mas também os cabelos, favorecendo a queda capilar. Segundo a dermatologista especializada em cabelos, Inaê Cavalcanti alguns problemas capilares ocorrem nas pessoas intolerantes ao glúten, com maior frequência do que na população normal. 

"Tanto queda difusa do cabelo (eflúvio telógeno), por alguma deficiência nutricional causada pela alteração da parede intestinal devido à presença do glúten, quanto a alopecia areata (popularmente conhecida como placas no couro cabeludo), doença que também provoca a queda de cabelo, são alguns exemplos de origem autoimune”, explica. 

O que acontece? 

A inflamação do glúten no organismo provoca danos a outros tecidos do corpo. Há pouco tempo foram publicadas pesquisas italianas que comprovam a ligação da doença celíaca com a queda capilar.

“Isso porque ambas têm origem autoimune (desregulação de linfócitos T); e a alteração da permeabilidade da mucosa intestinal nos intolerantes ao glúten leva ao aumento na absorção de várias substâncias capazes de desencadear uma reação imunológica, causando a alopecia areata (formação de anticorpos com a capacidade de destruir o folículo piloso)”, explica Inaê.

Na população normal, a incidência dessa alopecia é em torno de 0,7 a 1%, enquanto nos celíacos sobe para 3,8% dos casos. Segundo a doutora, hoje se estuda a ligação que a doença celíaca tem com a alopecia areata. "Acredita-se que as pessoas que já tenham probabilidade de desenvolver essa doença precisam ter uma alimentação que exclua o glúten das refeições", completa.

fonte: vix/bolsa de mulher


0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA