14/08/16





Se você não quer perder grande parte de suas propriedades, há determinados alimentos que não devem ser guardados no congelador. É melhor comprá-los em menores quantidades e consumi-los frescos.


Armazenar e congelar os alimentos de maneira correta é uma das chaves principais para economizar e reduzir o desperdício de comida.
Esse processo pode ser realizado de várias formas, sobretudo aproveitando as baixas temperaturas oferecidas pela geladeira.
Este eletrodoméstico nos permite armazenar as sobras de comida já preparada, além de ampliar a vida útil de alguns produtos que compramos no mercado.

O problema é que nem todos os alimentos suportam bem este tipo de conservação, e menos ainda se você deseja congelá-los.
Ainda que seja possível congelar quase qualquer coisa, alguns alimentos perdem seu sabor e textura se forem submetidos a temperaturas extremas.
Para evitar isso, a seguir compartilharemos esses 9 alimentos que é melhor não guardar dentro do congelador.
Descubra-os!

Pare de congelar os seguintes alimentos

1. Saladas verdes


Para desfrutar o sabor fresco dos vegetais na salada, o mais apropriado é preparar a quantidade exata que você deseja ingerir.
No entanto, se sobrar algo, evite armazenar o que restou no congelador. Isso fará com que as folhas murchem e percam seu delicioso sabor.
Ao invés disso, lave bem os vegetais, seque-os com toalhas de papel e envolva-os num saco plástico, antes de colocá-los na parte de baixo da geladeira.
Procure consumi-los no dia seguinte.

2. Leite

A conservação do leite no congelador pode ser realizada dependendo do tipo de uso que você queira dar ao produto.
Se você deseja ingeri-lo como de costume, levar o leite ao congelador apenas fará com que se encha de grumos ao ser descongelado.
No entanto, se o que você quer é guardá-lo para incorporar a sobremesas, tortas ou qualquer outra receita, pode congelar o leite sem problemas, por até 24 horas.

3. Ovos com casca


Como muitas pessoas já sabem, os líquidos se solidificam no congelador e precisam de mais espaço, porque aumentam de tamanho.
Os ovos não são exceção, e submetê-los a este processo pode se converter em um grave erro.
O líquido em seu interior endurece, cresce e rompe a casca. O pior de tudo é que pode explodir e causar um odor muito desagradável dentro do congelador.
A melhor maneira de conservá-los é mantê-los na parte de baixo da geladeira, ou num local fresco da cozinha.

4. Creme azedo

O creme azedo muda seu sabor e talha quando é levado ao congelador. O resultado é desagradável e, às vezes, não serve nem para ser adicionado a outros pratos.
O mais conveniente é procurar consumi-lo no menor tempo possível.

5. Iogurte


O iogurte natural ou grego muda de textura e sabor quando se conserva vários dias no congelador. Ainda que algumas variedades não fiquem desagradáveis, a maioria talha e perde algumas de suas propriedades.

6. Queijo

O queijo é outro lácteo que se estraga com facilidade quando é introduzido por engano no congelador. Os mais duros ficam quebradiços e arenosos, enquanto os macios perdem sua textura.
Depois de congelá-los, você terá mais dificuldade para adicioná-los a outras receitas e não sentirá o mesmo sabor agradável de quando estão frescos.

7. Claras em neve

Sobrou um pouco de claras em neve? Se sim, é melhor que você a aproveite numa máscara natural para o rosto ou cabelo.
Se você quer conservá-la no congelador, a única coisa que vai conseguir é estragar sua textura e propriedades.
Ao descongelá-la, ela vai liberar um líquido de odor desagradável que pode arruinar a torta ou outra receita que precise desse ingrediente.

8. Batatas

As batatas têm um alto teor de água, que se cristaliza quando é armazenada no congelador. Quando você quiser usá-las, estarão moles e com alterações do sabor.
Se, apesar disso, você quiser congelá-las, antes cozinhe-as em um pouco de água.
A melhor forma de mantê-las em perfeito estado é guardando-as em lugares frescos, escuros e, sobretudo, secos.

9. Café

Depois de descongelá-lo, você vai sentir que o café perdeu seu aroma agradável. Além disso, o frio fará com que ele perca muitas de suas propriedades nutricionais.

Ainda tem dúvidas quanto a conservar seus alimentos da melhor maneira? Se você identificou algum dos erros mencionados, busque outro método de conservação ou procure adquirir apenas as porções que desejar consumir a curto prazo, evitando o desperdício.
fonte: revistaanamaria
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA