29/08/16




O suor pode ter muitos desencadeantes e, às vezes, pode nos avisar sobre algum problema de saúde, por isso não devemos ignorar as situações que nos fazem transpirar.

Quem gosta de ver o rosto suado demais nos dias de verão? Ninguém. E, no caso dos homens, eles gostam quando parece que toda a camisa branca está sempre descolorida, mas na realidade é o suor do corpo? Acredito que não.
Sua temperatura corporal se eleva, seu sistema nervoso dá a suas glândulas sudoríparas a luz verde, e a umidade aparece sobre a pele. É o incômodo suor.
Lutamos constantemente contra esta situação. Desde carregar na bolsa um lenço ou até usar perfume e desodorante, sempre tratamos de fazer com que o mau cheiro não seja percebido pelos outros.
No entanto, ainda que você acredite que consiga deter o suor, se prestar atenção, verá que o que na realidade está detendo são os sinais que a transpiração nos quer dar.

O que seu suor pode estar tentando lhe dizer

1. Que você está grávida ou a ponto de iniciar a menopausa

Sentir-se sufocada num lugar em que faz frio ou não querer usar um suéter enquanto todos estão agasalhados. Esses são sinais que até 85% das mulheres sofrem quando se aproximam da menopausa.
No entanto, essa não é a única razão, já que a gravidez também pode ser a causa da sensação de sufocamento.
Em ambos os casos, isso se deve às mudanças hormonais. Os hormônios parecem alterar o funcionamento do “termostato” em nosso cérebro. Fazem com que ele acredite que está muito quente, e o suor surge como resposta a essa reação.

 

2. Que você está estressado

Se você percebe um mau cheiro, cheira a si mesmo e se pergunta: “Sou eu?”, pare para pensar por um segundo. Analise o que tem se passado em sua mente ultimamente. Enquanto reflete, responda a estas perguntas: Você está estressado ou ansioso?
Se sim, suas emoções provavelmente são as culpadas por esse odor desagradável. O suor que produzimos quando estamos com calor surge através das glândulas écrinas, localizadas em todo o corpo, e contém sobretudo água e sal.
Quando você está estressado, o suor é produzido pelas glândulas apócrinas. Essas se encontram em certas áreas, como as axilas.
Esse tipo de suor contém gordura e proteína, que se misturam às bactérias na pele produzindo um odor desagradável no processo. O mesmo se passa quando você está ansioso ou assustado.

3. Você está propagando sua felicidade ou medo
Ainda que pareça estranho, as pessoas que o rodeiam podem notar o que você sente pelo odor de seu suor. Num experimento, 36 mulheres cheiraram as amostras de suor de 12 homens que haviam visto vídeos destinados a lhes assustar ou causar uma sensação de felicidade.
Quando uma mulher cheirava o suor de um homem que havia se assustado pelo vídeo, era mais provável que mostrasse uma expressão facial que se assemelhava a algo parecido com o medo. Quando cheirava o suor de um homem feliz, o mais provável era vê-la sorrir.
Concluindo: se você sente medo, os outros vão poder cheirar isso, e, se você está feliz, também.

4. Que sofre o risco de uma insolação

Aconteceu de sair para caminhar e não suar? Algumas pessoas acreditam que isso é um sinal de resistência. Ainda que também seja verdade, você deve se preocupar se o tempo estiver muito quente e você não suar nada e começar a sentir enjoos.
Isso se chama anidrose e é a incapacidade de suar de forma normal. É um problema muito perigoso. A ausência de suor impede seu corpo de se refrescar naturalmente.
Se estiver com este problema, recomendamos ter cuidado com situações de calor excessivo.
Quando você notar que está em risco, beba água suficiente para recuperar os líquidos. Também deve se proteger do sol, tomar um banho com água fresca e limitar a exposição ao calor.
Se você estiver fora de casa, vá até um lugar com sombra ou ar condicionado. Se não começar a se sentir melhor rapidamente, chame ou peça ajuda de emergência.

5. Que seu nível de açúcar no sangue está baixo

No momento de medir seu nível de glicose ele deve estar entre 70 e 100 mg por decilitro de sangue, em jejum. Se cair abaixo da marca de 70, por causa da diabetes ou pelo excesso de exercícios, você começará a sentir os efeitos.
Um dos sintomas pode ser o suor excessivo, sobretudo na parte posterior do pescoço, na linha do cabelo.
Se as batidas do coração se acelerarem ou se você sentir tremores, náuseas leves, enjoos e a visão embaçada, deve ficar alerta. Procure manter seus níveis de glicose num patamar saudável.
fonte: melhorcomsaude


0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA