18/08/16

O desperdício de alimentos é um dos grandes problemas mundiais, não apenas por representar quase um terço do total da comida produzida por ano, mas também porque é bastante excessivo, se levarmos em conta que milhões de pessoas passam fome.

1. Conservar os ovos frescos

Antes de colocar os ovos na geladeira, aplique em cima deles uma camada de azeite de oliva para mantê-los frescos durante três ou quatro semanas.

2. Recuperar uma sopa salgada

Se você exagerou no sal preparando uma sopa, não se preocupe. Descasque uma batata e coloque-a dentro da panela e deixe-a ali por uns 20 minutos para que absorva o sal.

3. Use até a última gota de maionese

Para aproveitar os restos de maionese que sobram no frasco, coloque duas colheres de sopa de vinagre ou limão e prepare um molho para suas saladas.

4. Evite que as frutas estraguem

As frutas podem se estragar rapidamente quando não consumidas em um curto prazo de tempo. Para evitá-lo, mergulhe-as em um recipiente com água e vinagre de maçã.

5. Alhos e cebolas mais frescos

As bolsas de papel com pequenos buracos são os melhores elementos para preservar o sabor e o frescor de alimentos como cebolas e alhos.

6. Mantenha fresca a outra metade do abacate

Normalmente queremos comer apenas a metade do abacate, mas sabemos que a outra parte pode estragar com o tempo.
Para que isto não ocorra, coloque-a em um recipiente junto com um pedaço grande de cebola.

7. Use os restos de Nutella

A Nutella é deliciosa, e é complicado ter que tirar o pouco que fica grudado ao pote.
No lugar disso, ponha um pouco de leite quente, misture com uma colher e aproveite uma bebida deliciosa.

8. Conservar o aipo

Envolva os ramos grandes de aipo em uma boa quantidade de papel alumínio para que assim sejam conservados em perfeito estado por várias semanas.
Obviamente, o melhor é mantê-lo na parte de verduras da geladeira.

9. Aumentar a vida útil das bananas

Se colocar um pouco de plástico filme nas pontas das bananas você conseguirá prolongar sua vida útil por mais três ou quatro dias.

10. Reutilizar o leite

Ainda que o leite já tenha passado do tempo, pode-se reutilizá-lo para fazer coalhadas, requeijão, queijo e outros derivados.

11. Armazenar as ervas finas

As ervas finas que estragam muito rápido podem durar por mais seis meses se colocarmos em prática o seguinte truque:
Pique-as enquanto ainda estão frescas, coloque-as em bandejas de cubo de gelo, encha as bandejas de azeite e leve ao congelador. Os cubos que iremos obter podem ser usados em diversas receitas.

12. Batatas e maçãs juntas

Para que as maçãs durem mais um ou dois dias, coloque-as no mesmo lugar que guarda as batatas

13. Toda a polpa da manga

Se você for daqueles que retira uma grande quantidade de polpa enquanto descasca a manga com uma faca, o melhor é cortá-la em várias partes e retirá-las da fruta com a ajuda de um copo.
Este mesmo conselho pode ser usado com o kiwi, o abacate e outras frutas parecidas.

14. Reutilize a borra de café

A borra de café contém nutrientes essenciais que ainda podem ser aproveitados para diversas finalidades.
Por exemplo, atuam como um excelente fertilizante de plantas que requerem solos ácidos.
Também trazem grandes benefícios para a pele, porque pode-se usá-lo para elaborar um creme esfoliante.
Por mais insignificantes que pareçam, todos estes conselhos e truques são formas simples de contribuir para o não desperdício de alimentos.

O melhor de tudo é que se você as praticar o tempo todo, também poderá poupar algum dinheiro.
fonte: melhorcomsaude