10/07/16

O consumo de azeite de oliva pode ser muito eficaz para tratar casos leves de prisão de ventre. Para os mais graves, devemos aplicá-lo sob a forma de enema para aliviar o problema

O azeite de oliva é uma gordura saudável, que pode ser utilizado com fins medicinais; um de seus múltiplos usos é como laxante suave, que ajuda a prevenir e tratar a prisão de ventre, causada por uma dieta pouco saudável, carente de fibras e pobre em líquidos. Utilize sempre o azeite de oliva extra virgem prensado a frio.

O azeite de oliva como preventivo

O azeite de oliva funciona como um laxante suave, que promove o esvaziamento dos intestinos; se o azeite for incluído como elemento regular de uma dieta equilibrada, pode-se reduzir os sintomas das formas mais leves de prisão de ventre, sobretudo se você adotar uma dieta rica em fibras, com muitas frutas e verduras e uma ingestão adequada de líquidos.
As virtudes do azeite de oliva permitem diminuir a compactação da estrutura das fezes e mantê-las macias. Combinado aos efeitos laxantes suaves do azeite, isso evita a prisão de ventre, mas, você deve adotar esta medida diariamente.
Já que a prisão de ventre reduz o funcionamento intestinal e tende a solidificar as fezes, ao consumir o azeite de oliva de forma regular, é possível melhorar o funcionamento intestinal, amolecer as fezes e diminuir o mal-estar provocado pela constipação.

Remédios em jejum

Adote qualquer uma das seguintes medidas diariamente:
Prevenir e tratar a prisão de ventre
Consumir em torno de uma colher de sopa de azeite de oliva em jejum, antes de comer qualquer outro alimento, para estimular o sistema digestivo, o que previne e trata a prisão de ventre.

Combater a prisão de ventre
Com o estômago vazio, misture uma colher de sopa de suco de limão com uma colher de chá de azeite de oliva e beba; este remédio ajuda a combater a prisão de ventre.

Enema para casos extremos

Se a prisão de ventre for muito severa, você pode preparar um enema da seguinte forma:
Ferva 2 ou 3 xícaras de água e, quando começar a ferver, junte 14 ou 15 colheres de sopa de azeite de oliva. Retire a mistura do fogo e deixe esfriar até ficar morno; quando estiver pronto, despeje a mistura num aplicador de enemas e aplique.

Conselhos para aliviar a prisão de ventre

·         Lembre-se de aumentar a ingestão de líquidos, como água, sucos ou chás de ervas.
·         Aumente o consumo de frutas, verduras, cereais integrais, frutas secas e legumes, que contêm fibra abundante.
Inclua em sua dieta diária o azeite de oliva extra virgem, para temperar saladas e legumes.
·          Evite o sedentarismo e pratique atividades físicas diariamente, para ajudar a mobilizar suas fezes.

·         Evite o consumo de alimentos pobres em fibras, como o pão branco, doces e todos os alimentos processados, feitos com farinhas refinadas brancas.
     fonte: melhorcomsaude