26/07/16



É melhor lavar os cabelos com água fria, quente ou morna? Depende dos cuidados que você precisa ter com os fios. A técnica da Embelleze, Daniele Nascimento, explica os benefícios e malefícios de cada tipo de temperatura.

Lavar cabelo com água quente faz mal?


A água quente nos cabelos é boa porque ajuda a retirar mais facilmente as impurezas. Por outro lado, faz com que o couro cabeludo produza mais glândulas sebáceas, deixando os fios oleosos mais rapidamente e mais sensíveis, ressecados e opacos, podendo ocasionar até a quebra dos mesmos por sua fragilidade.
"A cor também é alterada com a temperatura da água, pois quando os fios são tingidos, há um desbotamento acelerado. E para as cacheadas, o excesso de água quente também pode influenciar negativamente na definição dos cachos, ou melhor, na falta de definição", explica.

Hidratação dos fios com água morna

A água morna facilita a remoção da oleosidade ruim do fio e do couro cabeludo quando o cabelo está sujo. "Associada a leves movimentos de massagem circular com os dedos no couro cabeludo, a água morna auxilia a oxigenação do couro e a remoção de células mortas", afirma.
Além disso, o vapor produzido pela água morna durante o banho auxilia a acentuar a hidratação dos cabelos, justamente por essas partículas de vapor penetrarem mais facilmente no fio. "Depois de lavar normalmente, retire o excesso de água e aplique mecha a mecha o seu creme de hidratação, massageando os fios. O ambiente morno e repleto de partículas de água vai facilitar a penetração dos nutrientes e reposição hídrica dos fios. Aproveite para hidratar também a pele enquanto hidrata o cabelo", ensina.

Benefícios da água fria

Mas a melhor opção é mesmo a água fria. "O ideal é lavar com água de morna para fria, assim não agride o couro cabeludo nem a haste capilar e não desestabiliza a produção da oleosidade nem provoca o ressecamento do cabelo e/ou pele", diz.
Mas, se estiver muito frio e for inevitável tomar banho quente, faça o possível para que ao menos o último enxágue seja com água fria. Uma vez ao mês promova uma esfoliação no couro cabeludo com água morna, que auxilia a remoção das células mortas, além de promover o bem estar e auxiliar a oxigenação e circulação do couro cabeludo.

Como chegar à temperatura ideal

"A temperatura ideal da água para lavar os cabelos é em torno de 23/24°C. É quando percebemos que o banho está agradavelmente quentinho sem deixar a pele avermelhada por causa do calor", finaliza.

             fonte: mehorcomsaude
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA