27/07/16




Quando dormimos de meias estabilizamos a temperatura corporal. Assim evitamos sentir frio no meio da noite e acordarmos por causa dele, permitindo assim um descanso melhor.

Cerca de metade da população dorme usando meias nos pés.
Existem aqueles que, em qualquer época do ano, querem ter seus pés “protegidos” e aqueles que nem sequer no inverno cogitam usá-las porque as consideram um grande incômodo.
Afinal, é melhor dormir de meias ou sem elas? Neste artigo falaremos sobre o tema.

Você gosta de dormir de meias?

Poderíamos dizer que há tantas maneiras de dormir como pessoas no mundo.Alguns optam por um pijama enquanto outros querem mais cobertas na cama.
Outros decidem aumentar a calefação para não terem que se manter tão agasalhados, e quando chega o verão há aqueles que preferem o ventilador ou o ar condicionado antes da opção de se cobrir com os lençóis.
Algo semelhante ocorre no caso das meias. É basicamente uma questão de gosto pessoal.
Não pretendemos mudar seus hábitos nem dizer se o que você faz está certo ou errado, e sim informar e responder à pergunta que intitula este artigo.
Os especialistas dizem que entre as razões “negativas” estão a de fazer com que os pés transpirem demais durante a noite.
Embora seja verdade que elas nos mantêm aquecidos, as meias trazem algumas consequências que não são muito benéficas, como por exemplo:
·Infecções (fungos, pé de atleta, descamação)
·Má circulação sanguínea (se apertarem muito, principalmente nos tornozelos)
·Os pés não descansam nem se refrescam
·Maus odores pelos pés estarem “fechados”
·A boa notícia é que para evitar todos estes problemas recomenda-se trocar as meias antes de ir para a cama. Ou seja, nunca usar as mesmas meias que foram usadas durante o dia.
·Não apenas porque estão sujas, mas também porque acumulam transpiração, bactérias, e mancham os lençóis. Também é necessário usar um tipo de meia que não aperte nem impeça a circulação.
·Dentro do possível optaremos por um tecido de algodão ou, melhor ainda, os tecidos especiais usados nos aviões ou em viagens longas.
·Por outro lado, se você desejar dormir sossegado o melhor é colocar meias. Você sabia que aqueles que usam meias para dormir se sentem mais confortáveis do que aqueles cobertos com vários cobertores?
·Neste caso não haverá alterações de temperatura corporal que o despertem e impeçam de dormir direito. Perfeito para não ter que nos levantarmos para ir ao banheiro durante a madrugada e para não atrapalharmos à pessoa que dorme ao nosso lado.

·As meias tão esquecidas

·Ninguém pode negar que se trata da peça mais subvalorizada de todo o armário.
·Elas se escondem com os sapatos ou as calças, não queremos que sejam notadas e inclusive ficamos com vergonha se as usarmos no momento da intimidade com o parceiro ou em uma consulta médica.
·Isso para não mencionar o medo de que descubram que não as combinamos da forma certa! No entanto, cada vez mais empresas da moda prestam atenção às meias e oferecem diversos desenhos, materiais e usos para as mesmas.
·Um estudo realizado pela Sociedade Espanhola de Neurologia indica que uma das maneiras de conseguir um bom sono é usar meias para dormir.
·Parece que este simples hábito nos permite aproveitar as horas de descanso reparador e previne a insônia crônica. Inclusive poderíamos dizer que as meias são mágicas e nos ajudam a esquecer os problemas cotidianos!
·Há outras razões pelas quais não dormimos bem: mudanças fisiológicas causadas pela idade, viajar, exposição a temperaturas extremas, não estar em casa ou não manter uma dieta equilibrada.
·Embora existam muitos “remédios da vovó” para podermos dormir bem (que vão desde chás a banhos quentes, passando por um jantar leve ou por contar carneirinhos) a verdade é que usar meias para dormir poderia ser a cura para todos os nossos males.
·Claro que para isso também deveríamos manter outros hábitos, como não fazer atividade física à noite, evitar o café e os refrigerantes no jantar e não assistir televisão deitados.

·É tudo uma questão de temperatura

·Os que não gostam de usar meias para dormir poderiam mudar de ideia se levassem em conta os estudos e pesquisas que foram realizados a respeito do tema.
·Não é preciso dizer que um bom descanso serve para reforçar a nossa memória, recarregar as aterias e inclusive regenerar a pele.
·No entanto, para desfrutar estes benefícios é preciso que durante toda a noite a temperatura corporal se mantenha equilibrada.
·Durante a madrugada os graus vão diminuindo em relação ao dia e o mesmo acontece com o nosso organismo. Por isso é provável que ao deitar você só use um cobertor e no meio da noite queira alguma coberta adicional.
·As peças de roupa que escolhemos para dormir são fundamentais. O uso de meias que aqueça os pés é saudável e necessário.
·Assim como ocorre durante o dia, quando temos os pés frios, o corpo todo sente frio também, à noite precisamos deste abrigo nas extremidades inferiores para nos sentirmos bem.
·Se os pés estão aquecidos, as veias se dilatam e o calor pode se expandir por todo o corpo. O cérebro “entende” que as coisas estão bem e se dispõe a descansar.
·Se, por outro lado, os pés estiverem frios e, como consequência, o organismo também, a mente precisa trabalhar demais para regular a temperatura. Isso faz com que não relaxemos o suficiente, mantenhamos um estado de alerta e tenhamos dificuldade para pegar no sono.
fonte: melhorcomsaude


0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA