28/07/16




Considerado por especialistas como “o segundo cérebro”, o intestino é essencial não apenas para garantir bom funcionamento de todo o organismo como para o bem-estar emocional. Confira abaixo alguns motivos pelos quais você deve cuidar melhor do seu intestino e como fazer isso corretamente:

Importância do intestino saudável

1. O intestino protege o organismo de diversas doenças e agressões externas, já que, de todo o potencial de imunidade, aproximadamente 80% é concentrado na mucosa do órgão.
2. O intestino é conhecido também por ser responsável por nosso bem-estar e bom humor, pois responde por 90% da serotonina produzida pelo organismo.
3. Estudos indicam que diabetes, obesidade e até mesmo depressão são problemas relacionados a um funcionamento irregular do intestino, que provoca o desequilíbrio da flora intestinal.
4. Pessoas que têm dificuldade para perder peso mesmo fazendo dieta e se exercitando podem sofrer com o desequilíbrio de bactérias que vivem no intestino, que interferem no estoque e gasto de nutrientes recebidos através de alimentos.

Dicas para cuidar bem do intestino

1. Consuma alimentos ricos em fibras, como mamão, aveia, ameixa seca, laranja com bagaço, semente de linhaça, gergelim, farelo de trigo e granola. Eles ajudam a formar o bolo fecal e garantem o bom funcionamento do intestino.
2. Beber água é essencial para o processo digestivo, pois hidrata as fezes e facilita o trânsito intestinal. Especialistas recomendam ingerir cerca de dois litros de água ao longo do dia, mas não durante as refeições.
3. Aposte em alimentos probióticos, como iogurtes e à base de leite fermentado. Eles fornecem as “bactérias do bem” que vão promover saúde garantindo o funcionamento correto do intestino.
4. Evite alimentos que prendem o intestino, como carne vermelha, açúcar refinado, farinha branca, café e refrigerantes.
5. Praticar exercícios físicos regularmente melhora o funcionamento do intestino por estimular os movimentos que empurram os alimentos ao longo do tubo digestivo. É sabido, por exemplo, que o sedentarismo é uma das causas da prisão de ventre.

6. Não tome medicamentos laxantes sem orientação médica. Eles agridem a flora intestinal e deixam o intestino preguiçoso, piorando a constipação.
fonte: bolsademulher
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