22/07/16





1 –  Planeje as refeições da semana e faça as compra de uma só vez. Compras de última hora (mercearia, armazéns, lojas de conveniência, etc.) sempre significam despesas a mais, pois você não poderá comparar e/ou avaliar os preços.


2 – Quando cozinhar verduras, não coloque fora a água do cozimento, esta poderá ser útil na elaboração de sopas, molhos ou até mesmo par cozinhar o arroz.
 

3 – Para economizar gás, faça vários pratos de forno que possam ser assados ao mesmo tempo. Quando forem retirados do forno, aproveite o calor para torrar pães amanhecidos cortados em fatias.
 

4 – As sobras de pão podem virar pudins, rechear aves e acompanhar sopas e saladas. Corte o pão em quadradinhos, frite em manteiga, ponha-os sobre um papel absorvente, guarde-os em uma lata bem tampada e sirva com sopas ou saladas.
 

5 – Aproveite as cascas e a parte das sementes das maçãs: cozinhe estas partes em água suficiente para que fiquem cobertas. Junte o suco de um limão e deixe no fogo até ficarem bem macias. Depois de coar, leve novamente ao fogo, a mesma quantidade de caldo e açúcar. O resultado será uma deliciosa geléia.
 

6 – Quando os últimos pedaços de queijo secam e ficam endurecidos, rale e guarde em um recipiente bem fechado. Aproveite para acrescentar em molhos ou salpicar sobre pizzas e pratos gratinados.
 

7 – Quando for comprar laranjas para fazer suco, escolha as mais pesadas: quanto maior for o peso da laranja, maior quantidade de suco poderá ser extraído.
 

8 – Para que aquela metade da cebola que sobrou não resseque, passe um pouco de manteiga na parte que a cebola foi cortada.


9 – Ao cozinhar procure, quando a preparação assim permitir, manter as panelas tampadas, se ficar aberta, a panela precisará muito mais de gás e tempo para cozinhar o alimento. Além de diminuir o valor do alimento.


10 – Se fizer um concentrado de tomate e guardar na geladeira para utilizar durante a semana, coloque uma colher de chá de açúcar depois do sal e da cebola. Isso é fundamental para que o concentrado não fermente.


11 – Para acabar com a acidez que surge no molho de tomate, acrescente algumas gotas de calda de caramelo (desmanche o açúcar em fogo brando e junte um pouquinho de leite).
 

12 – Aproveite bem as folhas externas da alface, estas são mais nutritivas do que as novinhas que ficam em seu interior. Faça uma salada que leve outros ingredientes e acrescente estas folhas cortadas em tiras bem fininhas misturando bem.
 

13 – Para verificar se os ovos estão frescos, mergulhe-os na seguinte solução: três colheres de sal para um litro de água. Os novos vão para o fundo, os que já tiverem alguns dias ficarão boiando e os velhos virão à tona.
 

14 – Para manter a cor verde das verduras ao cozinhá-las, acrescente uma pitada de açúcar à água.
 

15 – Para reavivar as folhas murchas de saladas, mergulhe-as por um minuto em água quente e depois em água gelada com um pouco de vinagre.


fonte: oetker.com.br  / foto: google
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA