01/06/16




Além de ter propriedades gastroprotetoras, a água de linhaça ajuda a controlar os níveis de triglicerídeos no sangue e pode nos ajudar a eliminar a acne, graças à sua ação antibacteriana.


5 benefícios da água de linhaça


As sementes de linho são uma fonte interessante de fibra, ácidos graxos ômega 3 e compostos antioxidantes que suportam o funcionamento celular do organismo.
Devido a essas qualidades nutricionais, o consumo regular da água de linhaça pode contribuir para melhorar a saúde prevenindo e tratando várias patologias.

1. Melhora a saúde cardiovascular


Por ser uma fonte vegetal de ácidos graxos ômega 3 e de mucilagem,  a sua ingestão traz benefícios para o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos,  especialmente, para aquelas pessoas que receberam diagnósticos de valores elevados.
Graças a essa propriedade e a seu efeito anticoagulante, a água de linhaça também se torna adequada para melhorar a circulação, reduzir a pressão arterial e regular o processo inflamatório do corpo que é uma das principais causas de problemas cardíacos.

 

2. Regula a glicose do sangue


A linhaça tem um elevado teor de mucilagem, uma fibra solúvel que apoia a regulação da glicose do sangue.
Além disso, fornece ácido alfa linolênico, um nutriente que não cura a diabetes, mas que contribui para a diminuição da necessidade de insulina do paciente.

 

3. Melhora a digestão


A fibra e as enzimas digestivas são as responsáveis por este importante benefício. Graças a elas  pode-se prevenir a prisão de ventre, a azia, os gases  e outros problemas estomacais que nos afetam com regularidade.
Atua como um tônico calmante, ideal para diminuir os sintomas da gastrite e da indigestão. Além disso, tem um efeito gastroprotetor que ajuda a prevenir as doenças crônicas deste sistema.

4. Fortalece o cabelo


Devido ao seu importante teor de vitaminas do grupo B e vitamina E, a água de linhaça pode ser aplicada sobre o cabelo para reforçá-lo e para combater a queda.
Seus óleos essenciais, somados aos antioxidantes e à fibra,  estimulam a circulação para acelerar o seu crescimento  e reduzir os problemas como a secura.
E, como se não bastasse, é um gel natural para controlar o frizz; atua como um hidratante natural do couro cabeludo e lhe proporciona um brilho espetacular.

 

5. Cuida da pele


Para uma  pele bonita e suave você pode utilizar a água de linhaça de duas formas: através de sua ingestão ou mediante aplicação tópica.
Sua mucilagem e pectina têm uma ação suavizante e antibacteriana,  o que contribui para reparar e proteger a pele de diferentes problemas.
Entre seus principais benefícios para o cuidado da pele, se destacam:
·         Alivia a psoríase e a eczema.
·         Atua como um calmante contra as queimaduras.
·         Limpa a cútis e elimina impurezas.
·         Previne o envelhecimento precoce.
·         Tonifica e ajuda a fechar os poros.
·         Contribui para reduzir o excesso de gordura e a acne.

 

Como preparar água de linhaça?


Esta bebida é muito fácil de preparar e a mesma receita serve para sua ingestão ou para a aplicação direta.
Ingredientes
·         2 colheres de sopa de sementes de linho (20 g)
·         1 litro  de água
·         Suco de 1 limão
Preparação
·         Coloque um litro de água para aquecer em uma panela e, quando começar a ferver, adicione as sementes de linho e deixe cozer por mais  3 minutos.
·         Em seguida, retire do fogo, espere que esfrie e coe o líquido, livrando-se dos restos de sementes.
·         Despeje a bebida em um frasco de vidro, junte o suco de limão e utilize.

fonte: melhorcomsaude


2

2 comentários:

  1. Não conhecia essa receita prática e fácil.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o lume quente retira as propriedades da linhaça. Para fazer efeito as sementes de linhaça tem de ser trituradas e consumidas na hora.

    ResponderExcluir

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA