08/06/16




Os benefícios do homus o transformam em um prato excepcional. Além de ser rico em vitaminas e antioxidantes, é um antidepressivo natural, melhora a digestão e nos ajuda a controlar o apetite.


Apesar de não ser muito conhecido pela maioria das pessoas, pouco a pouco está se tornando presente em nossa gastronomia. Se você gosta de grão de bico, certamente gostará do homus. Esta pasta deliciosa de origem árabe não passa de uma mistura de suco de limão, azeite de oliva, alho, pimentão, sementes de gergelim, azeitonas e, claro, a base: o grão de bico.
A receita pode mudar um pouco de país para país mas, como vê, seus ingredientes não poderiam ser mais saudáveis. De fato, diversas pesquisas das quais falaremos a seguir o descrevem como um superalimento e um remédio eficaz para tratar a 

Os grandes benefícios do homus

O homus é um prato essencial dentro da cozinha do Oriente Médio. Países como a Turquia, o Líbano, Israel, Síria ou Grécia e Chipre, costumam desfrutar constantemente desta receita tão saudável.
Apesar de ser possível encontrar o homus em muitos supermercados, há aqueles que preferem prepará-lo em casa para cuidar ainda mais do frescor dos ingredientes. O suco de limão fresco, o grão de bico mole e as especiarias de nosso gosto pessoal farão com que consigamos, sem dúvidas, um homus riquíssimo de acordo com nossas preferências.
E quais benefícios esta pasta de textura e sabor tão agradáveis pode nos proporcionar? Ensinaremos:

O homus é um bom antidepressivo natural

Uma pesquisa realizada no ano de 2007 pela Universidade de Tel Aviv (Israel), encontrou os seguintes dados sobre o homus:
É um antidepressivo natural com efeitos muito similares às medicaçõesusadas para tratar a doença;
Oferece uma sensação de bem-estar devido a sua capacidade de favorecer a liberação de serotonina. Isso se explica pela combinação saudável de azeite de oliva com pimentão. Ambos contêm um tipo de aminoácido que proporciona o surgimento desse hormônio.
Satisfaz o apetite, relaxa e também nos ajuda a dormir bem.

O homus, rico em proteínas vegetais

O homus melhora nossa digestão

O homus contém pouca gordura

O homus é anticancerígeno

 

Receita

O homus é uma delícia que vem lá "das Arábias" e trata-se de um creme espesso feito à base de grãos-de-bico cozidos e bem condimentados. O sabor é um pouco fortinho e costuma ser acompanhado por pão árabe. Esse prato rico em vitaminas é ideal para ser servido como entrada em almoços e jantas ou simplesmente para aperitivar junto com um bom vinho. 

Ingredientes:

400 g de grãos-de-bico cozidos (com um pouco de caldo)
3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)
2 dentes de alho
Suco de meio limão
60 ml de azeite de oliva
1 galho de salsinha (ou coentro)
Pimenta vermelha em pó
Pimenta preta em pó
Cominho em pó (opcional)
Sal

 

Modo de preparo:


É muito fácil! Para preparar o seu homus, basta misturar os ingredientes, reservando alguns grãos-de-bico e algumas folhas de salsinha para a decoração, e triturá-los da forma que desejar. O comum hoje em dia é usar uma máquina processadora; no entanto, se você não tiver uma, não se preocupe: pode-se fazer, também, a mão, ou no liquidificador. O homus fica muito bom com alguns pedacinhos maiores dos ingredientes!
lembramos que nenhum alimento ou tratamento natural substitui o acompanhamento médico.
fonte: melhor com saude
receita: sabores do chef
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA