15/06/16




Se você sempre tem dúvida se o bebê está bem agasalhado em dias de baixas temperaturas, perceber a reação dele à “cobertura” que você coloca com roupas e cobertores pode ser um dos caminhos para se certificar se ele ainda está com frio. Esta é uma das orientações da pediatra do Hospital Leforte Fabiola Peixoto, que ensina um guia que pode te ajudar muito na hora de “empacotar” as crianças para o inverno.

Como perceber se o bebê está com frio 

A pediatra explicou que o bebê não sente mais frio do que adultos, pois tem o metabolismo mais acelerado. Porém, o recém-nascido não tem total capacidade de manter a temperatura corporal equilibrada, “o que o faz ser mais hipotérmico”, explica Fabiola. Isto quer dizer que o organismo do bebê é mais suscetível à temperatura externa e perde calor com maior facilidade do que os adultos.

e o bebê estiver agitado, pode estar sentindo calor
1.     Preste atenção na reação dele
Se, mesmo agasalhado, o bebê estiver com frio, ele deve apresentar sinais de que há algum incômodo. “O bebê fica mais choroso ou irritado. É preciso perceber mais o comportamento dele do que a temperatura do corpo”.
Se ele estiver agitado, possivelmente está sentindo calor. Repare ainda se ele está suado ou com vermelhidão nas bochechas.
2.     Se você estiver com frio, ele também estará
“Meça a temperatura por você. Se você está com frio, pense que ele pode estar sentindo só um pouquinho mais”.
3.     Perceba a temperatura pelo corpinho
Não avalie a temperatura do bebê pelas mãozinhas ou pezinhos, porque geralmente as extremidades do corpo são mais frias. “Nem sempre significa que ele precisa ser mais agasalhado; pode ser que a criança tenha acabado de sair de casa e sinta frio na rua”, explica a pediatra.
4.     Use o termômetro
A temperatura corporal normal, tanto de bebês quanto de adultos, é de 36º C. Se você medir com um termômetro e o número estiver abaixo do normal, proteja-o mais com roupas e mantas.
5. Não acredite que soluço é sinônimo de frio

Muita gente acredita que se o bebê está com soluço é porque está sentindo frio. "Teoricamente, não tem nada a ver com o frio. O soluço é uma reação involuntária do organismo, quando o bebê está cheio e não está digerindo bem", finaliza a médica.
fonte: bolsademulher/bebe

0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA