30/06/16




Dicas para dormir bem e acordar cedo

Mantenha uma rotina, com horários certos para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana. O hábito ajuda o organismo a se adaptar às suas necessidades, garante um descanso de qualidade e evita sono e cansaço durante o dia.
Um simples banho morno antes de ir para a cama afasta o estresse, relaxa os músculos e ajuda a pegar no sono mais rápido. Aproveite ainda para fazer uma automassagem nos pés, pernas e braços com um creme hidratante após o banho. Além de cuidar da pele, você ainda consegue aliviar as tensões, pegar no sono com facilidade e acordar muito disposta.
Na hora de dormir, procure apagar o máximo de luzes possível e deixe o quarto escuro. A iluminação manda para o cérebro um sinal de alerta que dificulta o relaxamento. 
Na hora de ir para a cama, desligue celular, tablet e evite manter a televisão no quarto. É cientificamente comprovado que a iluminação de aparelhos tecnológicos atrapalha o sono e uma boa noite de descanso, deixando você esgotada de manhã.
Praticar exercícios é uma excelente maneira de regular o sono e fazer com que você consiga sempre descansar a quantidade de horas que precisa. Dormindo bem, você pode levantar cheia de pique para realizar atividades físicas com a luz do dia.
Consuma menos café ou bebidas ricas em cafeína, como alguns tipos de chás, por exemplo, algumas horas antes de ir para a cama. A substância estimula o corpo e o cérebro e certamente vai causar estresse e ansiedade ao te deixar rolando na cama durante a noite.
Descansar e tirar uma soneca no meio da tarde pode ser ótimo se você tem a possibilidade, mas procure não exagerar e não ultrapasse 20 minutos de relaxamento para não comprometer o sono à noite e criar uma bola de neve.
Um dos fatores que mais interferem em uma boa noite de sono é a alimentação. Portanto, algumas alterações no cardápio podem fazer diferença na hora de descansar e acordar disposta. 
Além da comida, conte com a ajuda de chás especiais que ajudam a relaxar e pegar no sono de forma natural, sem remédios. 
Outro truque natural e simples para dormir bem e levantar cedo descansada é ter por perto um vasinho de lavanda. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Wesleyan, pessoas que cheiraram óleo extraído da flor cerca de 2 minutos antes de ir para a cama tiveram sono mais profundo e ainda acordaram mais dispostas.
Ler um livro na cama é hábito comum, mas o problema é que, quando a história ou o tema são interessantes demais, podem atrapalhar ainda mais o sono. Uma opção é então cansar os olhos se debruçando, por exemplo, com um dicionário. Você certamente não ficara empolgada e ainda pode aumentar seu repertório de vocabulário.
Prestar atenção à posição que você dorme também é importante para descansar e levantar cedo livre de dores e com disposição. A tradicional posição lateral é a mais indicada por ser a mais semelhante à fisiologia humana que, além de permitir um alinhamento perfeito da coluna, ainda evita rotações, trações e hiperextensões musculares. Os braços devem estar à frente do corpo ou apoiados sob o travesseiro formando um ângulo de 90 graus.
fonte: bolsademulher



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