16/05/16




Se você tem uma grande dificuldade de sair da cama todos os dias ou se, mesmo em um fim de semana tranquilo em casa, também precisa de muitos minutos para acordar, você pode estar sofrendo de fadiga ou cansaço crônico.
Além dos hábitos que podem estar causando essa situação, você deve prestar atenção à sua alimentação. Se lhe faltam certos nutrientes, fica mais difícil ter  energia para enfrentar o dia.
O problema surge quando se passam algumas semanas e a fraqueza e a falta de vitalidade continuam e, o que é pior, ficam cada vez mais intensos. A fadiga é um alarme ao qual devemos prestar atenção.
Além do estresse e da vida agitada que levamos existem outras causas da fadiga:
·Tomar medicamentos como antidepressivos ou anti-histamínicos.
·Submeter-se a certos tratamentos médicos (radioterapia, quimioterapia, etc…).
·Estar em fase pós-operatória.
·Sentir-se ansioso, deprimido ou nervoso.
·Perder um ente querido.
·Ter problemas pessoais ou financeiros.
Nossos hábitos diários são muito importantes e podem estar causando fadiga.

Vale destacar:

·Não fazer exercício físico.
·Sempre dormir tarde e acordar cedo.
·Beber muito café ou álcool.
·Comer muita comida rápida e açúcares.
·Ter uma agenda cheia de tarefas.
·Não tirar férias por um longo tempo.
A síndrome da fadiga crônica é uma condição que muitas pessoas sofrem e para ser diagnosticada o paciente tem que sofrer de fadiga constante e crescente, pelo menos durante seis meses.
Ela não costuma ser associada a outras condições ou doenças. Ela afeta mais as mulheres do que os homens e, na maioria dos casos, depois de 40 anos. Alguns sintomas comuns incluem:
·Dor de cabeça
·Dor muscular
·Gânglios linfáticos sensíveis
·Problemas de memória
·Irritabilidade
·Falta de vitalidade
·A deficiência de vitamina = cansaço

Vitamina C

O sistema imunológico é o principal beneficiário deste nutriente, que devemos buscar nos alimentos porque o corpo não o produz por conta própria .
Precisamos comer frutas cítricas, tomates ou pimentões para metabolizar as proteínas para que nossos neurotransmissores trabalhem de forma correta
Se não tivermos essa importante vitamina, não só sentiremos cansaço, mas tambémaparecerão as dores nas articulações, inchaço da gengiva e resfriados frequentes.

Vitamina D

Tem a capacidade de regular o cálcio no corpo, manter os ossos fortes e aumentar o movimento muscular. Também ajuda o sistema imunológico, reduz a inflamação e previne a fadiga.
Para ingerirmos este nutriente devemos comer atum, salmão e outros peixes azuis. Recomenda-se também a exposição à luz solar pelo menos por 15 minutos por dia.
A deficiência de vitamina D não está apenas relacionada ao enfraquecimento dos músculos e ossos, mas também à fadiga durante o dia e ao sono.

Ferro

Não é necessário estar anêmico para sofrer deficiências deste mineral. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a falta de ferro é o principal problema nutricional da população mundial.
Os sintomas mais comuns de sua deficiência incluem fraqueza, fadiga e desenvolvimento cognitivo pobre.
Este por sua vez, traz o mau desempenho no trabalho (ou escola), desequilíbrios no sistema imunológico e problemas de manutenção da temperatura corporal.

Magnésio

Este nutriente está presente em legumes, nozes e grãos integrais.
Quando uma pessoa não tem a quantidade suficiente, sente náuseas, fraqueza, dormência dos membros e perda de apetite. Ele também ocasiona ritmos cardíacos anormais e contrações musculares.

Vitamina B

Os complexos B1, B6 e B12 são os mais importantes para as pessoas, porque sua deficiência leva à fadiga, depressão e perda de massa muscular e de apetite. Também provoca sarcopenia, um transtorno caracterizado por fraqueza e debilidade.

·A vitamina B1 ou tiamina é responsável por regular as funções do sistema nervoso e metabolizar o açúcar no sangue .
·A vitamina B6 controla o apetite e metaboliza as gorduras.
·A vitamina B12 evita a depressão e a fadiga crônica.

Estima-se que 15% da população seja deficiente em vitamina B (qualquer uma delas). Você pode encontrar este nutriente em ovos, laticínios e peixes. Para os vegetarianos, nos cereais enriquecidos e leveduras.

fonte:melhorcomsaude

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