16/05/16




Longe de engordar ou aumentar as taxas de colesterol, o ovo pode ser um apoio para quem quer perder peso e oferecer ao organismo minerais, proteínas e antioxidantes.

1. O sistema imunológico se fortalece

O ovo contém 22% dos requisitos diários de selênio, um nutriente essencial que estimula o sistema imunológico e a função dos hormônios da tireoide.
Isto o converte em um aliado para prevenir o desenvolvimento de infecções, ao mesmo tempo em que evita transtornos que comprometem a saúde articular e óssea.

2. Melhora a função cerebral

Contém um nutriente essencial conhecido como colina, que é necessário para a saúde das membranas celulares e a síntese de acetilcolina.
As baixas quantidades de colina no organismo aumentam o risco de sofrermos de problemas neurológicos e deterioração da função cognitiva.

3. Os ossos e dentes se mantêm saudáveis

É uma das fontes naturais de vitamina D, essencial para a absorção adequada do cálcio. Devido a isso, seu consumo frequente contribui para o fortalecimento da saúde dos ossos e dos dentes.
O cálcio também é essencial para manter a boa saúde do coração, do cólon e do metabolismo.

4. O cabelo e a pele melhoram

O ovo contém quantidades significativas de vitamina B, nutriente essencial para manter a saúde e a beleza do cabelo e da pele.
Especificamente, é rico em vitaminas B2 e B12, que também favorece a conservação da saúde cognitiva.

5. Aumenta a energia

Um ovo pode nos proporcionar até 12% dos requisitos diários de vitamina B2, também conhecida como riboflavina.
Essa é apenas uma dos oito tipos de vitamina B que participam no processo por meio do qual o corpo transforma os alimentos em combustível.
Seu consumo diário melhora o rendimento físico e previne os clássicos sintomas da fadiga.

6. A sensação de saciedade se prolonga

Por ser uma fonte natural de proteínas, comê-lo também ajuda a controlar a sensação de fome durante a jornada.
Foi demonstrado que seu consumo no café da manhã ajuda a evitar a ingestão excessiva de calorias em outros momentos do dia.

7. Alivia o estresse e a ansiedade

Ter uma deficiência de qualquer um dos nove aminoácidos essenciais que o ovo contém pode nos conduzir ao desenvolvimento de problemas de saúde mental.
Por exemplo, dietas que contêm quantidades importantes de lisina conseguem reduzir ao máximo os episódios de estresse e ansiedade.

8. A saúde visual melhora

A gema de ovo contém dois antioxidantes essenciais que protegem e promovem a saúde ocular. Trata-se da luteína e da zeaxantina, que reduzem o risco de degeneração macular e catarata.
Ao consumir estas substâncias várias vezes ao mês diminuímos as probabilidades de ter incapacidade visual na idade adulta.

9. Aumenta o tecido muscular

Ao contar com todos os aminoácidos essenciais que o corpo requer, o ovo oferece proteínas de alta qualidade que apoiam a formação de tecido muscular.

10. Diminui o risco de anemia

Um dos nutrientes essenciais que o corpo precisa para a produção de glóbulos vermelhos é o ferro.
O ovo oferece quantidades significativas deste nutriente, e isso o transforma em um aliado para prevenir e combater transtornos crônicos como a anemia.

11. Ajuda a perder peso

Pessoas que estão tentando perder peso de forma saudável devem adicionar este alimento em seu plano de alimentação.
Ainda que o ovo não seja específico para queimar gorduras, ele promove uma sensação de saciedade e suas proteínas servem para obter melhores resultados para perder peso. O melhor momento para comê-lo é durante o café da manhã, já que deste modo aproveitamos seus benefícios durante o dia.
Para concluir, trata-se de um alimento muito completo do ponto de vista nutricional e que, em porções adequadas, não supõe nenhum risco para a saúde.

fonte:melhorcomsaude


0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA