01/03/16



Aprenda a lavar lençóis, toalhas e outras peças da casa 

com a frequência adequada.

Panos de prato

Terminamos de lavar os pratos e os enxugamos com um pano para guardá-los. O mesmo que usamos para enxugar a mesa ou a bancada da cozinha. Isso é algo bastante comum, mas não é correto. Você sabe quantos germes ficarão em seus talheres logo depois de terem contato com esse mesmo pano de prato?
Numa pesquisa realizada pela Universidade do Arizona, comprovou-se que a maioria dos panos de prato continham coliformes fecais e que a quarta parte deles deram positivo para a Escherichia Coli.
Os panos de prato são os mais expostos a micro-organismos, porque na cozinha muitos alimentos estão crus.
Segundo especialistas, devem ser lavados após cada uso com uma solução desinfetante. E também devem ser colocados na máquina de lavar uma vez por semana, com bicarbonato de sódio ao invés de sabão em pó.

Tapete de banheiro

Ao sair do chuveiro, geralmente pisamos num tapete para não molhar o piso todo. Como acabamos de tomar banho, acreditamos que o tapete estará limpo e nossa única preocupação é que seque bem para seu próximo uso.
Entretanto, na maioria dos casos, o tapete fica no mesmo lugar e às vezes até pisamos sobre ele com o mesmo calçado com que saímos para a rua.
Recomenda-se então lavar o tapete uma vez por semana ou a cada 15 dias. Se o banheiro for muito úmido, é preciso lavar o tapete duas vezes por semana. Pode-se ter um tapete reserva e assim ir trocando.

Toalhas de banho

s toalhas de banho são muito grossas e têm o objetivo de secar completamente nosso corpo. Por isso, frequentemente apresentam o odor característico do excesso de umidade.
Além de lavá-las uma vez por semana ou a cada três usos, aconselha-se fazê-lo com vinagre ao invés de sabão, pois o sabão em pó reduz a capacidade absorvente da toalha. Também é uma boa ideia deixá-las secar ao sol.

Cortinas

Cortinas acumulam poeira e estão em contato com micro-organismos que se movem pelo ar dentro de casa e no exterior. Se você tem um conjunto de cortinas para o inverno e outro para o verão, lave cada um ao final da temporada.
No caso de você usar um só conjunto de cortinas para qualquer estação, não apenas devem ser limpas profundamente duas vezes ao ano, como também devem ser aspiradas frequentemente com o aspirador de pó, para deixá-las livres e poeira e agentes patogênicos.

Toalhas de rosto

Certamente, as toalhas de rosto também se enchem de bactérias, ainda que as usemos para enxugar a face e as mãos depois de limpas. E isso é o pior: cada vez que você as utiliza, está voltando a pôr bactérias sobre a pele.
Especialistas afirmam que as toalhas de rosto devem ser lavadas após cada uso (como se fossem descartáveis), mas pode-se deixá-las secar ao sol para que certos micro-organismos sejam eliminados.

fonte: melhor com saúde

 

0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA