Dia 1 e 2: Organize a sala
Dicas de Ana Ziccardi,
organizadora pessoal parceira da empresa OZ! Organize sua vida.
1- Recolha
todos os itens que não pertencem ao ambiente, como roupas, livros, papéis e
DVDs. Coloque tudo em cestos plásticos, um para cada morador da casa e
devolva-os para seus donos.
2- Jogue fora
os jornais e revistas antigos que não cabem no revisteiro. Se quiser guardar
páginas específicas, escaneie ou consulte as edições online. Caso colecione
revistas, guarde-as em porta-revistas decorativos.
3- Crie um
local perto da porta de entrada para deixar chaves, celulares, carteiras e
correspondência. Pode ser uma bandeja ou tigela que combine com decoração.
Ganchos são uma solução, mas não tão interessante: você precisará furar
paredes.
4- “Fotos demais
poluem o ambiente”, diz a organizadora pessoal Anna Ziccardi. Por isso,
concentre os porta-retratos em uma mesa lateral ou use o porta-retrato digital.
Outra opção: deixe sobre a mesa de centro um álbum ou fotolivro com as fotos
favoritas.
5- Guarde CDs
e DVDs em organizadores ou caixas decorativas. Se quiser mantê-los nas caixas
originais, limpe a cada 15 dias, para evitar mofo e poeira.
6- Copos e
pratos que não cabem na cozinha vão para um móvel próprio, como cristaleira ou
buffet. Aproveite os copos que sobram para montar um pequeno bar. Para isso,
coloque garrafas de vidro, copos em uma bandeja sobre o aparador.
7- Organize os
quadros de parede. O centro do quadro deve estar a 1,6 m do piso. Quadros acima
dos móveis devem estar distribuídos de forma simétrica a partir do centro do
móvel. Coloque-os 25 cm acima do encosto do sofá e a 20 cm do aparador. Antes
de furar as paredes teste se vocês gostará da nova disposição dos quadros. Para
isso, corte folhas de papel craft com as dimensões do quadro, cole-as nos
locais desejados, afaste-se e veja se tudo está do seu gosto.
8- Aprenda
novos hábitos. Sempre que comer na sala, leve os pratos e copos para a cozinha;
descarte jornais antigos; guarde bolsas e casacos assim que chegar da rua. E
não deixe chaves e carteiras espalhadas.
Dia 3: Organize papéis e a mesa do
computador
9- A mesa do computador deve ter o
mínimo possível de objetos. Deixe lá um porta-lápis, uma pasta, fichário ou
caixa de entrada e saída para os papéis e uma agenda.
10- Reduza a
quantidade de papéis. Quando receber novos papéis, jogue fora o que for
desnecessário, como seus envelopes ou cartas promocionais.
11- Guarde
apenas os papéis que vai guardar no trabalho e os indispensáveis, como
comprovante de pagamentos de contas (até chegar o comprovante de quitação
anual), documentos pessoais, da casa e do carro.
12- Coloque-os
papéis do trabalho em caixas de entrada e saída, gavetas ou fichários.
Separe-os de acordo com a função de cada um. Escaneie os outros papéis cujas
informações você quer guardar. Desenhos das crianças e cartas de amigos podem
virar quadros nas paredes.
Dia 4: Livre o quarto (cheio de
bagunça crônica)
13- Primeiro, jogue fora revistas e
jornais velhos, papéis sem uso, e o lixo espalhado.
14- Diminua o
número de objetos no criado-mudo. “Um livro, luminária e um enfeite estão de
bom tamanho”, diz Rafaela.
15- Ordene os
livros por tamanho ou pela cor das lombadas. Limpe-os com pano seco uma vez por
semana – se você sofre de alergia, esse número aumenta.
16- Doe os
brinquedos sem uso e jogue fora os quebrados. Guarde os brinquedos restantes em
caixas diferentes, de acordo com seu tipo. Coloque etiquetas nas caixas para
que as crianças saibam onde guardar os brinquedos. Se elas não souberem ler,
desenhe o tipo de brinquedo na caixa.
17- Aproveite
a semana da organização para começar novos hábitos! A cada manhã, tire do
quarto objetos que não pertencem ao espaço, como canecas, pratos, livros da
sala.
18- Também
arrume a cama. “Já é mais de meio caminho andado”, diz Rafaela. Se você não
acha difícil por a cama em ordem, facilite: use apenas dois edredons para
cobri-la. Quando acordar, bastará esticar os edredons.
19- E antes de
dormir, pendure ou guarde as roupas que vai usar novamente – vale à pena
instalar ganchos e cabideiros no quarto se você não tiver. As peças sujas
devem ir para um cesto ou saco de lavanderia.
Dia 5: Organize roupas e sapatos no
armário ou closet
21- Separe as
roupas de calor das de frio e as de trabalho das de passeio ou de ficar em
casa. Dobre malhas, roupas de ginástica e camisetas. Elas podem ir empilhadas
(em pilhas baixas) nas gavetas e prateleiras. Camisas, vestidos, casacos e
ternos ficam em cabides - providencie modelos iguais feitos de plástico ou
madeira, que são mais resistentes.
22- Posicione
as roupas da estação onde for mais fácil pegá-las. No inverno, guarde os
casacos pesados em cabides. No verão, guarde-os junto com malhas nos maleiros.
Nessa épocam, guarde-os em sacos a vácuo. Essas embalagens têm uma entrada para
a mangueira do aspirador de pó, o que permite retirar o ar das roupas,
deixando-as menores.
23- Além de
separar por estação, organize as roupas segundo uma lógica que você preferir:
frequência de uso, tamanho ou cor.
24- Nas
prateleiras, faça pilhas com poucas peças – assim elas amassam menos e ficam
mais fáceis de retirar. Ana usa as seguintes quantidades máximas por pilha:
doze blusas, quatro malhas, dez camisetas.
25- Dobre as
roupas de cama e organize-as em conjuntos, colocando as fronhas por dentro do
lençol. Enrole as toalhas em rolos apertados. Guarde-as em prateleiras ou
gavetas.
26- Organize
os calçados de forma que você possa ver todos de uma vez – vale usar uma
prateleira deslizante, daquelas que funcionam como gavetas. Sapateiras de
porta, de tecido ou arame, são uma alternativa mais barata. Adquira o hábito de
deixar o suor secar nos sapatos antes de guardá-los.
27- Não deixe
os calçados amassarem. Assim, evite empilhá-los. Se for inevitável, coloque as
sandálias sobre os sapatos. Guarde botas com um enchimento dentro – caso tenham
cano alto, coloque lá dentro garrafas PET com um pesinho. Outra opção é
guardá-las presas a um cabide com presilhas ou pregadores.
Dia 6: Enfrente o caos da cozinha
28- Prepare o terreno! Primeiro, lave
a louça e depois limpe o fogão, bancada e armários. Deixe na bancada apenas
objetos de uso diário – como cafeteira e espremedor de frutas, se fizer suco
todo dia.
29- Organize
os armários. Empilhe pratos em um armário de fácil acesso. Para eles não
trincarem, a pilha deve ter no máximo 16. Faça pilhas diferentes para pratos
rasos e fundos. Empilhe também as tigelas – no máximo três por vez. Copos ficam
de cabeça para baixo dentro do armário. Prenda as canecas pela asa em ganchos
fixados acima das prateleiras ou na parte debaixo do armário.
30- Coloque
talheres em gavetas com divisórias internas e separe os garfos das facas e
colheres. Outra solução é colocá-los de pé em potes de vidro, também separados.
Se você tem criança em casa, use acessórios que tranquem as gavetas onde há
vidros e talheres.
31- Arrume os
recipientes grandes. Instale no armário divisórias verticais e guarde lá
frigideiras, formas, travessas e bandejas – assim, fica mais fácil retirá-las.
Empilhe as panelas e enfileire suas tampas em uma caixa plástica, da maior para
a menor.
32- O material
de limpeza deve ir para um cesto plástico sem tampa. Só traga o cesto para cima
da bancada quando precisar usar.
Dia 7: Ponha cada coisa em seu lugar
no banheiro
Dicas de Rafaela Oliveira,
organizadora profissional autora do blog Organize sem
Frescuras e Cristiane Joffily, organizadora profissional
33- Primeiro,
tire todos os produtos dos armários, prateleiras e bancadas. Descarte
embalagens vazias, produtos abertos há mais de seis meses, fora da validade ou
que não usa.
34- Separe os
produtos de uso diário, como pasta de dentes, escova, desodorante de protetor
solar. Guarde-os em uma bandeja sobre a bancada, para tornar a limpeza mais
fácil. Deixe as escovas em um recipiente tampado, ou com protetores plásticos.
35- Só deixe
no box os produtos usados durante o banho. Troque as esponjas do box a cada dois
meses, evitando fungos e bactérias.
36- Divida os
produtos que sobraram em categorias – por exemplo, produtos para unhas,
cabelos, corpo ou dentes. Coloque-os em divisores de gavetas com rótulos ou
caixinhas de plástico ou papelão. Mantenha um estoque de materiais de higiene
no banheiro. Se tiver pouco espaço, deixe pelo menos um de reserva, para não
ficar na mão na hora que mais precisa. Separe-os em caixas plásticas, fáceis de
lavar.
37- Escovas,
pentes e secadores de cabelo podem ir para gavetas. Se o banheiro não tiver
espaço, guarde em caixas de plástico transparente abaixo da pia. Outra opção é
guardá-los em gaveteiros com rodinhas. Também vale pendurar o secador em
ganchos instalados no azulejo ou na porta do armário.
38- Toalhas
podem ficar em toalheiros atrás da porta, se faltar espaço no banheiro. Mas se
o banheiro tiver espaços sobrando, guarde ali rolos de papel higiênico e
material de limpeza que não couberem na lavanderia.
fonte: http://casa.abril.com.br/
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