18/03/16



Erros ao guardar alimentos na geladeira:

·     Evite guardar ovos na porta da geladeira, pois o alimento é altamente perecível e a mudança constante do frio para o calor vai fazê-los estragar mais rapidamente.
·     Não deixe leites e derivados nas prateleiras debaixo, pois a variação de temperatura pode estragar os alimentos. Eles devem ficar na prateleira de cima, onde o ar é mais frio.
·     Ao contrário do que você pensa, o pão não deve ficar na geladeira para durar mais, mas sim no congelador. Na hora de descongelar, basta levar ao forno.
·     O hábito antigo de guardar o pó de café na geladeira prejudicar o sabor do alimento e o ar frio pode acabar embolorando o alimento.
·     Cebolas não devem ser guardadas na geladeira, mas sim na despensa, já que ela libera gases que podem acelerar o apodrecimento de outros vegetais.
·     Nunca corte frutas e legumes antes de armazenar. A umidade faz com que eles estraguem mais rapidamente. Coloque os alimentos separados em sacos transparentes, retire o máximo de ar possível e guarde na gaveta, onde o ar é mais fresco.
·     Outro erro comum é manter enlatados abertos na geladeira. O ideal é retirar os alimentos do recipiente e colocá-los em portes de vidro ou inox antes de levar à geladeira. O alumínio pode contaminar os alimentos com o passar do tempo.

Erros ao preparar pratos:

·     Você usa pouca água para preparar um macarrão. A quantidade de água necessária para se cozinhar um macarrão é a que consiga cobrir e fazer todo o macarrão. Lembre-se ainda de cozinhar o alimento sempre mexendo, para que os fios não grudem.
·     Adicionar óleo ou azeite na água do macarrão também é desnecessário. Apenas o sal deve estar presente durante o cozimento.
·     Se você cozinha demais os ovos eles ficarão com as gemas esverdeadas. Cubra os ovos com água fria e deixe, no máximo, 10 minutos no fogo após levantar fervura.
·     Ao contrário do que muita gente imagina, lavar carnes antes do preparo é um equívoco que faz com que o corte perca proteínas. Tempere e cozinhe normalmente a peça e, quando ela for para a panela, ficará livre de bactérias.
·     Pode não parecer, mas o frango cru é um dos alimentos que mais exigem atenção na hora do preparo. Nenhum utensilio deve ser compartilhado quando entra em contato com ele. Se você usa uma faca ou um pano para manusear o frango, lave ou descarte o objeto de imediato.

Erros ao preparar um bolo:
·     Se o seu bolo não cresceu, você pode ter adicionado muito líquido na mistura ou pouca farinha. Há ainda a possibilidade de que o fermento não tenha sido eficiente ou suficiente, ou então, que o forno esteja muito quente.
·     Se seu bolo ficou todo torto, você pode ter cometido o erro de assar ingredientes mal misturados, ou ainda de não ter nivelado direito a massa dentro da forma.
·     Se a massa do bolo ficou dura, pode ter misturado demais ao ponto de ela ter desenvolvido o glúten da farinha de trigo.
·     Bolo queimado por cima e com rachaduras certamente teve muita farinha na mistura ou farinha com muito glúten. Outra possibilidade é que tenha havido pouco líquido na massa, mistura inadequada dos ingredientes ou forno muito quente.
·     Se o bolo queimou por fora porque o forno estava muito quente, sua prateleira muito próxima da fonte de calor ou, então, a receita levou muito açúcar.

Erros ao usar e lavar utensílios:
·     Usar a mesma faca para todo tipo de alimento é um erro comum, pois cada um exige uma lâmina diferenciada. Para cortar legumes o ideal é utilizar facas pequenas. Já para peixes, ela deve ser longa e fina e, para carnes, devem ser maiores.
·     Lavar tábua de cozinha com detergente não limpa e oferece riscos. O ideal é usar uma solução caseira com 1 copo de vinagre misturado com 1 copo de água e colocar o líquido em um borrifador. Aplique sobre o utensilio, deixe agir por 30 segundos e passe um pano seco.
·     Depois de lavar a louça, lembre-se sempre de retirar todo o excesso de umidade da pia, já que, mesmo limpa, a água parada na região dificulta muito a faxina da cozinha porque traz maus odores e limo. Além de passar o rodinho na pia, use um pano limpo para secar toda a área.
·     Apesar de tradicionais, as panelas mais perigosas para a saúde são as de alumínio, teflon arranhado, antigas de cerâmica, ou esmaltadas. Elas liberam metais pesados, entre eles alumínio, cádmio e chumbo, que contaminam os alimentos.
·     Panos de prato também costumam armazenar muitas bactérias, então devem ser trocados com frequência, lavados com água quente e nunca misturados com as roupas comuns na máquina de lavar.
·     Abandone de vez a lixeira que fica sobre a pia. Ela facilita a transmissão de bactérias para a superfície onde você manuseia os alimentos. O melhor é manter o cestinho no chão e optar por modelos com pedais.

             
              fonte: bolsa de mulher
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA