24/02/16



Presença garantida na mesa dos brasileiros praticamente todos os dias, o feijão é rico em nutrientes e minerais, como ferro e magnésio, que combatem problemas como anemia, colaboram com a manutenção da memória, fortalecem os ossos e o sistema nervoso. Além disso, é considerado um dos melhores grãos para a dieta. Se você já sabe como preparar o feijão temperado perfeito e até a dica para fazer com que ele evite gases, talvez deva conhecer ainda mais um truque para que o alimento mantenha seu valor nutricional e garanta todos os benefícios ao organismo: adicionar limão com cravo na água do molho. A indicação é da nutricionista funcional Andrezza Botelho e ela explica o porquê da técnica.
Segundo a especialista, a maioria dos grãos e sementes contém em suas camadas externas uma substância chamada ácido fítico, ou fitato, que é considerado fator antinutricional porque ao se associar a alguns minerais como cálcio, zinco, fósforo, ferro, cobre, e também a algumas proteínas, forma complexos insolúveis e diminui sua biodisponibilidade.
Ou seja, esta diminuição no valor nutricional dos alimentos pode ser prejudicial a pessoas que já apresentam condições associadas a deficiências minerais. Uma das maneiras mais simples de reduzir a quantidade de fitamos dos grãos é deixá-los de molho em água e meio ácido pelo menos 7 horas antes de seu cozimento, trocando a água 3 vezes dentro deste período.
Deixar o feijão de molho com limão e cravo, portanto, permite que enzimas, lactobacillus e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Andrezza ainda diz que manter o grão de molho em água morna também neutraliza inibidores enzimáticos e predispões a produção de enzimas benéficas cujas propriedades também aumentam as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B. 

fonte: bolsademulher


0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA