24/02/16



Os CARUNCHOS também conhecidos como GORGULHO, Araecerus fasciculatus (caruncho-do-café), Acanthoscelides obtectus (caruncho-do-feijão), são bichinhos que se alimentam de madeira e de tudo que contenha celulose, bem como de cereais, farelos, farinhas e rações.

Curiosidades:
- Possuem grande capacidade de vôo
- Não transmitem doenças.
- Não se desenvolvem em baixas temperaturas

Quando a infestação é pega no início estes bichinhos não “estragam” o alimento e nem fazem mal para a saúde. Os carunchos inclusive são proteicos e não mudam o gosto quando estão em pequena quantidade.
Se a infestação de carunchos não for muito grande é possível, na hora de usar, apenas cobrindo com água a vasilha e escorrendo algumas vezes, pois os carunchos bóiam e são eliminados com alguma facilidade.

COMO EVITAR: Depois de abertos, guarde os alimentos hermeticamente fechados, coloque uma folha de louro dentro do pote para afastar caruncho/gorgulho/brocas. Mantenha os armários da despensa sempre limpos, sem alimentos derramados nas prateleiras.

Limpe os armários/despensa no mínimo 1 vez por mês – o ideal é limpar sempre que fizer compras. Passe um pano úmido quase seco e depois seque. Você pode usar detergente, sabão de coco ou vinagre de álcool branco para limpar.

Sempre cheque a DATA DE VALIDADE dos alimentos. Produtos novos devem ser colocados embaixo ou no fundo e os mais velhos e próximos de vencerem devem ficar na frente e serem consumidos primeiro.

DICA – REPELENTE NATURAL!
Depois da limpeza da despensa, coloque um recipiente com borra de café num cantinho do armário. Ele vai funcionar como um inseticida natural contra os carunchos. Troque a cada 15 dias.


DICA: ORGANIZAÇÃO PREVINE !
Despensa organizada propicia melhor visualização dos alimentos. Evita compras desnecessárias e estoque em excesso


fonte: solucoeslucymizael.com.br
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA