04/02/16



Carboidratos para começar o dia
Os carboidratos mais complexos provenientes de alimentos que foram produzidos com cereais integrais e dos tubérculos, como a batata-doce, a mandioca e o inhame, têm índice glicêmico mais baixo e absorção de glicose mais lenta.
São opções saudáveis e que garantem a sensação de saciedade por mais tempo porque têm liberação de insulina lenta, com poucas alterações glicêmicas. É o melhor momento do dia para apostar nesses alimentos e obter energia para realizar as tarefas cotidianas.
Além dos pães integrais e das raízes, as farinhas, grãos e cereais a seguir são boas alternativas de carboidratos para o café e podem ser incorporados no seu cardápio em forma de panquecas proteicas:
Aveia: embora rica em carboidratos, esse cereal é de digestão lenta e ajuda você a se sentir cheia por mais tempo. Tudo porque a aveia, além de controlar o hormônio da fome, tem um índice glicêmico bem baixo.
Quinoa: é rica em proteínas e fibras, tem baixo índice glicêmico e não contém glúten. Oferece saciedade prolongada e fornecem energia, pois seus carboidratos são metabolizados lentamente. Consuma em flocos, para complementar iogurtes e leites com frutas.

Farinha de coco: não contém glúten, melhora o trânsito intestinal e diminui a absorção do colesterol. É uma das farinhas com menor índice glicêmico e rica em triglicerídeos de cadeia média, que são metabolizados e se transformam rapidamente em energia, não se acumulando no tecido adiposo. Também possui quantidade maior de proteínas do que a farinha de centeio e trigo.
Farinha de amêndoas: é uma grande fonte de antioxidantes e nutrientes, como fibras, proteínas, gorduras, vitaminas do complexo B, contém 35% da recomendação diária de vitamina E, além de minerais, como cálcio, manganês e cobre.
Farinha de linhaça: é fonte de fibras solúveis que garantem o equilíbrio do colesterol e do metabolismo. A farinha auxilia no processo de desintoxicação, tem ação anti-inflamatória, além de prolongar a saciedade e melhorar o trânsito intestinal.
Farinha de arroz: é rica em vitaminas do complexo B e sais minerais e não possui glúten. Sua alta concentração de fibras aumenta a sensação de saciedade, melhora o funcionamento do intestino e retarda a absorção de açúcar pelo organismo, ajudando a emagrecer e também a controlar o diabetes e o colesterol.

Receitas saudáveis para o café da manhã

Receita básica de panqueca proteica

Basta misturar 2 colheres de sopa das farinhas, cereais ou grãos listados acima (no caso da quinoa, ela deve estar cozida) com 2 claras de ovo. Se a massa ficar grossa, adicione leite vegetal ou desnatado para diluir. Adicione ervas na receita salgada e especiarias na doce para incrementar seu prato. Prepare as panquecas em frigideira antiaderente e fogo baixo, dourando dos dois lados e recheando com a opção de sua preferência: pode ser banana com mel, geleia de frutas, pasta de amendoim, queijo branco, frango desfiado com cottage, pasta de atum, etc. As combinações são infinitas!
Confira duas ideias de panquecas que ajudam a emagrecer (e são deliciosas):

Panqueca de farinha de coco

Ingredientes
·                1 banana madura
·                2 colheres de sopa de farinha de coco (ou farinha de amêndoas)
·                1 ovo
·                1/2 colher de chá de fermento
·                Nozes ou castanhas para harmonizar
Modo de Preparo
No liquidificador, bata a banana, a farinha, ovo e o fermento até ter uma massa macia. Unte a frigideira e espalhe a massa sobre a superfície. Deixe em fogo médio por aproximadamente 2 minutos de cada lado. Para servir, coloque mel por cima e as nozes ou castanhas de sua preferência.

Panqueca de farinha de linhaça dourada

Ingredientes
·                2 claras
·                1 gema
·                1 colher de sopa de queijo cottage
·                2 colheres de sopa de farinha de linhaça ou farinha de arroz
·                1 colher de chá de fermento em pó (para bolo)
·                1 colher de orégano ou ervas.

Modo de Preparo
Bata tudo com auxílio de um garfo. Preaqueça a frigideira antiaderente e unte com um pouquinho de óleo de coco ou outro, retirando o excesso com papel toalha. Coloque a massa e quando estiver dourada embaixo, vire. Sirva inteira ou cortada em quatro.
 fonte: bolsa de mulher

0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA