22/01/16





A berinjela é um dos alimentos mais indicados nas dietas para perda de peso. Sem gordura, zero colesterol e só 20 calorias por 100 gramas, o consumo de uma fatia apenas já fornece 10% da quantidade diária recomendada de fibras. Para aumentar mais ainda sua concentração, nada melhor que a versão em forma em farinha.

A farinha de berinjela possui 40% de fibras solúveis em sua composição. Por este motivo, é considerada um ingrediente funcional, já que as fibras geram saciedade, diminuem a fome e evitam a compulsão por comida. O berinjela em pó tem mais fibras do que o suco ou a sopa feitos com o legume, em que elas são diluídas e não apresentam a mesma eficácia.

É por isso que a farinha de berinjela pode ajudar na perda de até 5 quilos em um mês, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Suas fibras insolúveis absorvem água no intestino e aumentam o volume do bolo fecal, facilitando a digestão.

Outros benefícios

O legume é rico em vitaminas A, C e no complexo B, que ajudam a melhorar a visão e as defesas do corpo. Além disso, é um alimento com pouca gordura, rico em água, e sua casca tem substâncias que ajudam a prevenir o câncer.

THINKSTOCK


Apesar de ser rica em sódio, a farinha pode ser consumida sem problemas por pessoas com hipertensão. Além de ajudar a emagrecer, ela regula o funcionamento do intestino, aumenta a  sensação de saciedade e ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Como consumir

Para ter efeito de emagrecimento, a farinha de berinjela deve ser consumida duas vezes ao dia. Adicione uma colher de sopa da farinha no preparo de pratos, no almoço e jantar, por exemplo. Receitas de omelete, caldos e sopas podem ser reforçadas com a farinha de berinjela. No lanche, você pode adicionar a farinha de berinjela no iogurte, ou no suco de fruta, verde ou detox.

Como preparar a farinha


Você também pode produzir sua própria farinha em casa. Em uma forma, coloque 1 quilo de berinjela com casca cortada em fatias. Leve ao forno em temperatura entre 160ºC e 200ºC por cerca de 2 horas, ou até ficar completamente desidratada. Em seguida, triture no processador ou liquidificador até obter o pó.

fonte: melhor com saúde
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA