15/01/16



Essa receita clássica francesa é uma ótima sobremesa.

Ingredientes

·     900ml de creme de leite fresco
·     1 fava de baunilha (se não tiver algumas gotas de essência de baunilha)
·     1 xícara de açúcar
·     10 gemas
·     6 colheres de sopa de açúcar mascavo

Instruções

1.  Coloque o creme de leite em uma panela. Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe as sementes com uma faca sobre o creme. Junte também as cascas, metade do açúcar e leve ao fogo para ferver.
2.  Coloque as gemas em uma tigela grande, acrescente o restante do açúcar e bata até obter um creme amarelo e levemente espumante. Tire da panela o creme de leite e acrescente à gemada vagarosamente batendo sempre para não deixar talhar. Elimine a fava de baunilha.
3.  Preaqueça o forno a 150º. Arrume em uma assadeira 6 tigelas e divida o creme entre elas. Cubra a assadeira com água até metade das tigelas e asse em banho maria por cerca de 45 minutos ou até a superfície firmar, mas ainda deve estar mole o bastante para se movimentar. Tire do forno e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Você pode guardar o creme na geladeira de véspera se quiser.
4.  Para servir, polvilhe o açúcar mascavo sobre a superfície de cada tigelinha. Passe a chama do maçarico por cima (sim, você vai precisar de um para esta receita), para caramelizar o açúcar. Espere alguns instantes e sirva!



fonte: receitas supreme
3

3 comentários:

  1. Não tenho chama de maçarico. .. e daí? ?? Como fazer ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi na tv uma culinarista esquentando bem uma colher no fogo e passando por cima do açúcar. Não experimentei, mas parece que dá certo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA