21/11/15




Você já ouviu falar que dietas muito restritas podem levar à queda dos cabelos? Pois é, uma alimentação pobre em proteínas e ferro pode não só levar à queda dos fios, como também pode deixá-los quebradiços e sem brilho.
A carência nutricional de colágeno, comum em algumas dietas que restringem o consumo de carne, pode também levar a uma pele mais flácida, sem elasticidade e com tendência a “repuxar”.
Assim, fica claro que a beleza deve vir “de dentro para fora”, através de uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. Não adianta gastar uma fortuna em produtos e tratamentos de beleza se seu organismo não estiver saudável.
Neste artigo, explicaremos como conseguir que suas unhas, pele e cabelos fiquem sempre bonitos e bem cuidados, graças à saúde de todo o corpo.

A pele, reflexo de nosso estado de saúde

O cabelo, a pele e as unhas são muito importantes para a beleza e também apresentam os primeiros sintomas quando algo não vai bem em nosso corpo. A pele do rosto é a primeira a apresentar os seguintes sinais:  Olheiras devido ao cansaço
— Palidez devido à anemia
— Rosto inchaço devido à
 retenção de líquidos
— Pele seca por causa da desidratação
— Rosto envelhecido prematuramente por causa de déficit de vitaminas C e D, além de aminoácidos.
Você gostaria de regenerar o cabelo, a pele e as unhas? Então, tome nota do que devemos fazer.

Plantas nutritivas para melhorar o estado da pele

— Pela manhã, tome um copo de água morna com limão, para depurar o organismo e obter uma dose adequada de vitamina C.
— Antes do almoço, experimente tomar uma colher de sopa de vinagre de maçã diluída em meio copo de água. O ácido acético vai regular os níveis de glicose e diminuir o apetite em 80%, depurando o organismo.
— Consuma salada de tomate e cenoura várias vezes por semana. Essa é uma combinação revitalizante, rica em antioxidantes, vitaminas A, C e licopeno. Além disso, é capaz de nos proteger da radiação ultravioleta, dando à pele um tom bronzeado homogêneo.
— Consuma cerca de dois litros de água por dia: vá bebendo em pequenos goles ao longo da jornada. Assim, a água pode ser melhor absorvida e o estômago não fica dilatado.
— No meio da tarde, que tal uma xícara de chá branco? Típico do oriente, o chá branco é uma bebida com alto teor de antioxidantes. Não hesite em consumi-lo com frequência.

Os cabelos e os problemas hormonais

O cabelo contém bastante queratina. A queratina é uma proteína que envolve os fios, dando-lhes elasticidade, protegendo-o de micro-organismos e do excesso de umidade, além de dar brilho, como se fosse uma película.
Existem bons produtos no mercado que contêm queratina e dão mais vigor e brilho aos cabelos, mas é essencial ter uma dieta rica em proteína para sintetizar queratina e ter cabelos e unhas fortes.

Já a queda dos cabelos pode ter várias causas, inclusive hormonais. Durante a gravidez, por exemplo, devido à elevada produção de estrogênios, os cabelos ficam mais bonitos. Entretanto, depois do parto, pode ser que apareça um desequilíbrio hormonal e a mulher apresente queda de cabelo.
Uma dieta inadequada e o estresse também determinam a saúde e beleza dos fios. Tome nota do que devemos fazer para cuidar melhor da cabeleira:
— Consumir muitos alimentos ricos em proteína, como feijão, lentilha, carnes magras e fígado.
— Três vezes por semana, consumir um suco de beterraba com espinafre.
— Quatro vezes por semana, consumir peixes de carne branca, como merluza, bacalhau ou dourado. São ricos em magnésio, um mineral imprescindível para cuidar da força dos nossos cabelos.
— Iogurte grego: no café da manhã, consuma um iogurte grego acompanhado por nozes e amêndoas. Essa combinação é rica em cálcio, vitamina B e magnésio, muito adequado para regenerar os cabelos.
— O azeite de oliva, o manjericão e a sálvia são também bons alimentos para incluir na dieta, pois fazem bem aos cabelos.

Como ter unhas resistentes

Muitas vezes, nos descuidamos das nossas unhas, por causa da correria do dia a dia. Muitas vezes, quando vemos que as unhas estão um pouco frágeis, nos limitamos a passar uma base ou esmalte, mas o mais adequado seria nos nutrir por dentro para que essa saúde se veja também por fora.
Explicaremos como cuidar bem das suas unhas.

Como regenerar suas unhas

— Elimine o açúcar da sua dieta e aumente o consumo de frutas ácidas, como limões, laranjas ou toranjas.
— Consuma vegetais cozinhados em fogo baixo, já que, deste modo, é possível conservar melhor suas propriedades.
— Eleve a dose de proteínas na dieta. Você pode conseguir isso através de carnes brancas ou de peixes, ou com vegetais como a couve, os feijões e a soja.
 
É importante reforçar a ação da queratina, fundamental também para a saúde das unhas. A queratina garante força e firmeza.
Para finalizar, tome nota de alguns alimentos ricos em proteínas e nutrientes saudáveis para suas unhas:

– Carne vermelha
– Ovos
– Abacates
– Aspargos
– Leite
– Maçãs

fonte: melhor com saude

0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA