02/11/15



A salsinha é rica em antioxidantes e minerais muito recomendados para ajudar a depurar os rins e eliminar o excesso de sal que possa estar presente na corrente sanguínea.

Você sofre com a retenção de líquidos? Esta condição tão incomoda que afeta tantas pessoas, principalmente mulheres, pode ser tratada de maneira natural. A retenção de líquidos aparece quando um acúmulo anormal de fluidos ocorre no sistema circulatório, fazendo com que nos sintamos inchados e pesados. São muitas as causas que podem fazer com que ela apareça, e por isso podemos também alterar nossos hábitos, adotando comportamentos mais saudáveis, de forma a preveni-la.
Além destas mudanças a serem feitas em nosso dia a dia, podemos contar com a ajuda de alguns remédios caseiros para combater de forma natural a retenção de líquidos. Neste artigo, iremos falar sobre uma receita específica baseada no consumo de tomate e salsinha, que pode ser de grande ajuda na batalha contra a retenção de líquidos.

Como prevenir a retenção de líquidos

Beba mais água

Pode até parecer estranho, mas quanto mais água você ingerir, menos água seu corpo irá reter. Por isso, tente consumir pelo menos dois litros de água todos os dias, já que este hábito facilitará a eliminação de toxinas e do excesso de líquido.

Cuidado com o sal

O sal é um dos alimentos que faz com que o corpo retenha líquidos, e por isso deve ser evitado. Quando cozinhar, opte por ervas naturais e especiarias para temperar os alimentos, evitando o sal. Cuidado também com a sua presença em alimentos industrializados.

Coma mais fibras

A ingestão de fibras ajuda a regular o intestino e a mantê-lo sempre funcionando corretamente. Assim, elas previnem a retenção e favorecem a eliminação de resíduos. Para incluí-las na dieta, aposte principalmente nas frutas e vegetais. A aveia e as sementes de chia também são boas opções.

Aposte nos chás

Os chás são uma excelente maneira de beber mais líquidos e, consequentemente, reduzir os problemas com a retenção. Você pode escolher o chá de sua preferência, mas entre os mais recomendados podemos citar o dente de leão, a cavalinha, o boldo e o chá verde.

Coma mais proteínas

Nosso organismo requer um determinado nível de proteínas para manter o equilíbrio em relação à retenção e eliminação de líquidos. Uma deficiência de proteínas pode, portanto, contribuir para a retenção. Priorize fontes de proteínas magras, especialmente as fontes de proteína vegetal.

Pratique atividade física

Fazer exercícios físicos ajuda a reduzir a retenção de líquidos e a eliminar toxinas de forma mais eficiente. A prática de atividade física favorece a circulação sanguínea e estimula o sistema linfático, além de todos os outros benefícios que já conhecemos e que podemos obter para a nossa saúde.

Mantenha uma dieta balanceada

Deficiências de algumas vitaminas específicas, como a vitamina B1, B5 e B6 podem favorecer a retenção. Além disso, vale a pena manter uma dieta saudável, baseada principalmente no consumo de alimentos saudáveis, já que isso irá prevenir a retenção de líquidos e contribuir muito para a nossa saúde em geral.

Receita da batida de tomate e salsinha

Além de adotar os hábitos que mencionamos anteriormente e manter um dia a dia mais saudável, sugerimos também o consumo de um remédio totalmente natural, que pode proporcionar uma ajuda extra no combate à retenção de líquidos.
Esta bebida de tomate e salsinha é depurativa e desintoxicante, e irá ajudar a combater a retenção de líquidos e eliminar, ao mesmo tempo, toxinas e resíduos que podem ser prejudiciais para o nosso organismo.

Ingredientes

·     2 tomates
·     1 punhado de salsinha
·     1 punhado de agrião
·     1 copo de água (200 ml)

Como preparar

·     Lave bem os ingredientes para garantir que eles estejam livres de substâncias prejudiciais e prontos para o consumo.
·     Corte os tomates em pedaços e coloque-os no liquidificador, junto com a salsinha e o agrião.
·     Acrescente o copo de água e bata tudo até obter uma consistência homogênea. Em seguida, é só servir e consumi-lo fresco.

Recomenda-se ingerir o suco pela manhã, em jejum, pelo menos 45 minutos antes do café da manhã (lembrando que ele não deve ser um substituto de um café da manhã saudável).
Você também pode ingerir outros copos da mesma batida, se possível, antes das outras refeições do dia.


fonte: melhor com saúde
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