02/11/15




leite de vaca recentemente entrou para a lista de alimentos polêmicos nas dietas. Isto porque, de acordo com alguns nutricionistas e endocrinologistas, ele pode causar problemas digestivos. Segundo Cristiane Braga, nutróloga da Clínica Due, de São Paulo, a origem do problema está diretamente relacionada à ausência de determinadas enzimas e os sintomas vão muito além dos desconfortos intestinais. Leite de vaca faz mal?


O leite é composto por três principais ingredientes: a caseína e a betalactoglubina, dois tipos de proteína, e a lactose, um tipo de carboidrato. De acordo com a médica, é a redução ou ineficiência da lactase, um tipo de enzima digestia presente no corpo humano que pode causar os problemas relacionados à ingestão de leite de vaca. “A gente nasce com essa substância, mas ao longo do tempo é natural que ela reduza em quantidade ou capacidade de ligação”, comenta.
O quadro, no entanto, só é prejudicial porque age como um agravante. “A betalactoglubina já é um nutriente não digerido pelo organismo humano que causa um tipo de inflamação no intestino sem sintomas. Quando o corpo perde a capacidade de digerir também a lactose, então essa inflamação fica ainda mais forte”, explica a nutróloga.
Nesses casos, Cristina explica que, além dos cinco sintomas gastrointestinais, como as cólicas e diarreias severas, prisão de ventre constante e inchaço e dores abdominais,o intolerante à lactose também pode apresentar sintomas como:
Dermatite: “Como é um carboidrato com potencial inflamatório, pessoas que tendem a ter inflamações de pele têm o quadro aumentado”.
Bronquite asmática: “A lógica é a mesma. Quando não digerida, a lactose age como um estimulante inflamatório e pode piorar quadros de bronquites”.
Enxaqueca: “A essência da dor de cabeça é a vasodilatação das artérias cerebrais. Como a ingestão do leite aumenta o processo inflamatório, crises de enxaqueca podem surgir ou intensificar”.
Câncer: “Embora ainda não conclusivos, alguns estudos analisam a relação da ação da lactose não digerida com o desenvolvimento de células cancerígenas”.

Adulto pode consumir leite de vaca? 

A especialista, no entanto, alerta para a necessidade de analisar a questão mais amplamente e discutir o peso dos benefícios e dos prejuízos. “O cálcio encontrado no leite é essencial para a prevenção da osteoporose, por exemplo. Então, o consumo, principalmente pelas crianças, é muito importante para um desenvolvimento pleno. Mas, ele também pode ser encontrado em outras fontes, como sementes e verduras escuras ou ainda em itens com quantidade reduzida de lactose, como os queijos e iogurtes”, sugere.

A médica ressalva que cada organismo é único e se desenvolve de uma forma. “É preciso, antes de eliminar o consumo de um alimento, entender que cada corpo age de um jeito e que, como não existe fórmula pronta, o ideal é observar os sinais e, ao notar sintomas, procurar um especialista para uma investigação segura”, finaliza.
bolsademulher.com
5

5 comentários:

  1. E se tomarmos leite sem lactose? Isso vai diminuir?

    ResponderExcluir
  2. É importante ressaltar que há diferença entre intolerância à lactose e a alergia proteína do leite. Os sintomas de pele são mais comuns na alergia (APLV), e também há um risco de choque anafilático e edema de glote. Procure sempre um médico para avaliação, ambos requerem cuidados específicos e são facilmente de serem confundidos.
    Tenho um Blog e lá leite é o nosso principal assunto www.vivasemleite.com.br.
    Beijos ��

    ResponderExcluir
  3. gostei e a partir de hoge vou deixar de beber leite porque eu tenho todos esses sintomas vou de imediato ao medico para que me faça exames obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "HOGE"????
      Não seria HOJE??

      Excluir
  4. Isso é verdade, minha filha tem 2 anos e o ped. tirou a leite devido as dores e os gases.

    ResponderExcluir

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA