31/10/15



Além de ser rico em vitaminas e minerais, o leite de alpiste favorece a eliminação de líquidos, e por isso pode ser um excelente aliado para a perda de peso. Além disso, ele não contém lactose.

Quando você pensa em alpiste, a imagem que aparece em sua mente provavelmente seja a de alguns passarinhos se alimentando de um punhado desta diminuta semente. No entanto, o que muitos não sabem é que o alpiste é muito rico em nutrientes e pode oferecer uma infinidade de benefícios quando consumido por humanos. A maneira mais comum de ingerir as sementes de alpiste é através do seu leite, e é sobre ele que falaremos neste artigo. Iremos compartilhar algumas informações sobre o leite de alpiste, seus benefícios para o nosso organismo e a receita muito simples para que ele possa ser feito em casa.
Se você estiver em busca de um alimento natural com várias propriedades benéficas para a saúde, que pode inclusive ajudar a perder peso e substituir com eficácia o leite de vaca presente em nosso dia a dia, não deixe de conferir.

Valor nutricional do alpiste

As sementes de alpiste são ricas em nutrientes importantes para a nossa saúde. 16,6% de sua composição é de proteínas, enquanto 11,8% da mesma é feita de fibras. Além disso, ela também conta com enzimas anti-inflamatórias que melhoram o funcionamento dos nossos órgãos internos.
Além disso, as sementes de alpiste ainda são fonte de potássio, cálcio, magnésio e ácido fólico, elementos importantes para o cumprimento de diversas funções em nosso organismo.

Benefícios do leite de alpiste

A recomendação é ingerir o leite duas vezes ao dia: pela manhã e à noite. De manhã, devemos ingeri-lo em jejum, logo após acordar, e esperar pelo menos 30 minutos antes de consumir o nosso café da manhã normal (o leite não deve, em nenhuma hipótese, substituir a principal refeição da manhã!). À noite, recomenda-se que o leite seja a última coisa ingerida antes de deitar.

O preparo é muito simples, e você pode fazê-lo pela manhã muito rapidamente, como indicaremos a seguir.

Ingredientes

·         6 colheres de sementes de alpiste (60 g)
·         1 litro de água

Como preparar

·         Antes de dormir, coloque as colheres de alpiste em uma panela com água e deixe repousar durante toda a noite.
·         Na manhã seguinte, coe a água e coloque as sementes no liquidificador. Em seguida, acrescente um litro de água morna e bata tudo muito bem, até obter uma consistência homogênea.
·         Coe o líquido branco para retirar o excesso de cascas. Filtre-as bem, pois elas podem causar algum tipo de mal-estar intestinal se forem ingeridas. O ideal é usar um pano ou lenço para este processo.
·         Em seguida, basta ingerir o leite de alpiste fresco.


Outras recomendações


·         Não misture açúcar, mel ou qualquer outro adoçante artificial para não interferir nas suas propriedades. Por outro lado, você pode usá-lo para preparar deliciosas vitaminas com a presença de frutas.
·         O leite de alpiste não contém lactose, por se tratar de um leite vegetal e, portanto, não irá causar intolerâncias a esta substância nem problemas digestivos.
·         Ele é um pouco mais aguado do que o leite de vaca, e portanto pode causar estranhamento em algumas pessoas. Sua consistência se assemelha mais à de outros leites vegetais, como à do arroz, amêndoas e soja.
·         Embora seja um produto natural e sem a adição de substâncias químicas, é recomendado consultar o seu médico antes de iniciar o consumo do leite de alpiste.

          fonte: melhorcomsaude.com
0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA