04/10/15





As esponjas que usamos para lavar louça estão entre as maiores fontes de bactérias que existem! Para evitar o contágio, devemos desinfetá-las e limpá-las com frequência.




As esponjas são amplamente utilizadas em nosso dia a dia para lavar pratos e talheres após as refeições. Embora elas sejam excelentes para o objetivo de deixar a louça limpa, as esponjas são uma das maiores fontes de bactérias que temos em nossas casas.
Por este motivo, é muito importante saber como podemos desinfetá-las e limpá-las, algo que deve ser feito com frequência para evitar a proliferação de bactérias e proteger a nossa saúde e a da nossa família.

É sobre este tema que falaremos no artigo de hoje, já que o mesmo é algo de extrema importância para o nosso bem-estar e muitas pessoas não sabem que a simples esponja usada para lavar louças pode trazer riscos significativos para a saúde. Saiba como evitá-los no texto a seguir.

Esponjas: o objeto mais sujo do nosso lar

A função das esponjas é retirar os resíduos de comida que ficaram nos pratos, copos e talheres depois das refeições e lavá-los, juntamente com um detergente.
Enquanto passamos a esponja nos utensílios domésticos, ela absorve grande parte dos resíduos que eles contêm. Este objeto para a limpeza é feito propositadamente com pequenas aberturas de absorção, que embora facilitem a eliminação dos resíduos, também os conservam, juntamente com micro-organismos decorrentes do processo de limpeza.


Além disso, precisamos lembrar que a esponja geralmente fica úmida ou molhada, já que está constantemente em contato com a água para lavar a louça, e que isso geralmente favorece a presença de bactérias.
A umidade e a presença de água, juntamente com a presença de sujeiras e resíduos, fazem com que a esponja se transforme em um ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias, que podem ficar nela durante horas ou até dias.
De acordo com o Dr. Philip Tierno, professor clínico de Microbiologia e Patologia da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, “a coisa mais suja que pode haver em uma casa é a esponja para lavar louças, até mais do que a tampa do vaso sanitário ou a lata de lixo.”
Por todos estes motivos, é fundamental dedicar um tempo para desinfetar a esponja e livrá-la destas bactérias, já que as mesmas podem ser prejudiciais à saúde. Devemos fazer isso com frequência para obter melhores resultados.

nfelizmente a esponja não fica limpa somente com o uso do detergente na hora de lavar a louça, por isso é necessário realizar um processo um pouco mais trabalhoso, mas que é eficaz e certamente vale a pena.

Como desinfetar as esponjas?


Existem algumas maneiras diferentes de higienizar e desinfetar as esponjas.Iremos compartilhar uma forma extremamente eficaz que acaba com 99,9% das bactérias. Siga os seguintes passos:


  • Coloque algumas gotas de detergente antibacteriano em um recipiente com água quente e lave a esponja utilizando esta mistura. Para lavar, basta fazê-la absorver a água e, em seguida, apertar para retirá-la. Enxágue com água.
  • Coloque a esponja ainda molhada no micro-ondas. Você pode colocá-la dentro o eletrodoméstico em um recipiente com água, mas não é necessário se não quiser.
  • Aqueça a esponja no micro-ondas durante dois minutos, ficando atenta para verificar se não há nenhum indício de que ela está queimando. Se houver, desligue o micro-ondas imediatamente.
  • Quando os dois minutos acabarem, sua esponja já estará esterilizada. Retire-a do micro-ondas com cuidado, usando um par de luvas ou um pano, já que estará muito quente.

Outras recomendações para a limpeza das esponjas

Além de fazer periodicamente o processo de limpeza que acabamos de mencionar, vale a pena ficar atento a algumas outras recomendações que previnem o surgimento das bactérias e contribuem para manter as esponjas mais limpas.
  • Mantenha duas esponjas em uso na cozinha: uma para lavar a louça e outra para os balcões.
  • Depois de lavar a louça, nunca deixe a esponja molhada. Enxágue bem e retire o máximo de água que conseguir. Em seguida, coloque-a para secar e evitar a umidade.
  • Se os pratos estiverem com muitos resíduos de alimentos ou engordurados, o ideal é passar um papel toalha nos mesmos antes de lavá-los com a esponja.
  • Mesmo fazendo o processo de esterilização descrito no item anterior, a recomendação dos especialistas é de que uma mesma esponja seja utilizada por um período de, no máximo, duas semanas. Após este tempo, substitua-a por uma nova.


http://melhorcomsaude.com/


0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA