13/10/15






Plantas em casa acrescentam beleza e trazem parte do mundo natural para seu espaço pessoal. Mas temos tanto vantagens quanto desvantagens em ter nosso espaço ocupado por mais verde. Analisando a parte boa e a ruim, você poderá decidir qual é a melhor opção no seu caso particular.


Prós de ter plantas em casa


Respiração mais fácil
Quando você respira, seu corpo inspira oxigênio e libera dióxido de carbono. Durante a fotossíntese, as plantas absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio. Este padrão oposto do uso do gás torna as plantas e as pessoas parceiros naturais. Adicionando plantas em espaços interiores pode aumentar os níveis de oxigênio.
À noite, a fotossíntese cessa, e as plantas respiram normalmente como seres humanos, absorvendo oxigênio e liberando dióxido de carbono. Algumas plantas, como orquídeas, suculentas e bromélias epífitas fazem exatamente o oposto, inspirando dióxido de carbono e liberando oxigênio. Coloque essas plantas em quartos para refrescar o ar durante a noite.
Liberação de umidade
Como parte do processo fotossintético e respiratório, as plantas liberam vapor de água, o que aumenta a umidade do ar em torno delas. As plantas libertam cerca de 97 por cento da água que recebem. Coloque várias plantas juntas, e você pode aumentar a umidade de um quarto, o que ajuda a manter a saúde respiratória, diminuindo a incidência de pele seca, resfriados, dores de garganta e tosse seca.
Purificador de ar
Plantas removem toxinas do ar em até 87 por cento a cada 24 horas. Tais substâncias incluem o formaldeído (presente em tapetes, vinil, fumaça de cigarro e sacolas de supermercado), benzeno e tricloroetileno (ambos encontrados em fibras sintéticas, tintas e solventes). O benzeno é comumente encontrado em altas concentrações em ambientes de estudo, onde os livros e papéis impressos ficam. As plantas purificam o ar puxando contaminantes para o solo, onde os microorganismos da raiz convertem tais substâncias em alimento para a planta.
Plantas em casa farão bem para sua saúde. Só tente não exagerar na quantidade, principalmente se você tem tendências alérgicas.


Melhoras para a saúde

Adicionando plantas em quartos de hospital acelera as taxas de recuperação de pacientes cirúrgicos, de acordo com resultados de pesquisas. Em comparação com pacientes em quartos sem plantas, os pacientes em quartos com plantas pediam menos medicação para a dor, tinham menor frequência cardíaca e da pressão arterial, experimentando menos fadiga e ansiedade, sendo liberados do hospital mais cedo. Em pesquisa semelhante, a adição de plantas em ambientes de escritório diminuiu a fadiga, resfriados, dores de cabeça, tosse, dores de garganta e sintomas de gripe. As taxas de doença caíram em mais de 60 por cento em escritórios com plantas.

Melhoras no foco
Em um estudo realizado na Inglaterra, alunos tinham 70 por cento maior atenção quando eles são ensinados nos locais que tinham plantas. No mesmo estudo, a freqüência também foi maior para palestras ministradas em salas de aula com plantas.

Contras de ter plantas em casa

Mais Trabalho
A maioria das plantas de casa precisam ser regadas mais frequentemente do que plantas ao ar livre, porque o solo seca rapidamente em recipientes. Algumas, como as gardênias, que crescem ao ar livre, precisam ser regadas duas vezes por semana em ambientes fechados. Você também vai precisar para alimentar suas plantas regularmente, além de limpá-las para remover o pó, como você faz com seus móveis normalmente.
Necessidade de umidade
A maioria das plantas de casa precisam de cerca de 50 por cento de umidade para estar no seu melhor estado. Isto é uma desvantagem, especialmente durante épocas onde o clima resseca o ar em sua casa. Você pode contrariar este efeito, colocando suas plantas em bandejas cheias de pedras e água ou usando um umidificador em quartos onde você tem plantas.


Bolores e Fungos
Como plantas de casa podem não obter a quantidade ideal de luz e umidade que necessitam, elas podem desenvolver fungos no solo ou um fungo ou infecção bacteriana em suas folhas, que são condições que podem matar a planta. As infecções podem liberar esporos de mofo e poluentes no ar que você respira. Às vezes, as soluções são fáceis, como lavar a planta, mas podem exigir pesticidas ou fertilizantes especiais.
Suas plantas provavelmente vão ficar bem se você pretende ficar fora de férias por uma semana ou menos, mas para viagens longas você precisa para fazer arranjos especiais. Suas opções incluem pagar alguém para regar uma vez por semana, cobrir suas plantas com plástico para criar um terrário produtor de umidade temporário, ou criar um sistema de drenagem com um balde de água e um pedaço de corda de fibra natural. Para um sistema mais infalível, compre um sistema de irrigação por gotejamento com um temporizador.
Insetos

Muitas plantas atraem insetos indesejáveis para sua residência. Isso pode ser um grande incômodo, principalmente se alguém na casa tem medo ou nojo desses pequenos. Alguns fertilizantes e pesticidas podem minimizar ou sanar completamente o problema.


fonte: saudemelhor.com


0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA