21/10/15


A química do cérebro fascina e desafia a inteligência de cientistas de todo o mundo.


Estudos sobre a abstinência de açúcar

O maior número de estudos realizados sobre a ação do açúcar no corpo usou ratos como cobaias. Durante alguns dias, os pesquisadores administraram uma solução açucarada aos ratos e, posteriormente, a interromperam.
No período de retirada do açúcar, os investigadores observaram nos ratos diferentes sintomas físicos: tremores nas patas, sacudidas da cabeça ou ranger dos dentes. Além disso, também se observou um declínio da motricidade.

O que o açúcar faz em nosso cérebro?

Ao consumirmos açúcar, sentimos uma sensação de prazer, bem-estar e até euforia, pois aquele pedaço de chocolate ou pão doce faz o cérebro liberar grandes doses de dopamina.
Em busca dessa sensação de prazer, assim como com qualquer outra substância viciante, procuramos consumir o açúcar novamente. É por isso que, ao diminuir a quantidade de açúcar da dieta, podemos apresentar os seguintes sintomas:
— falta de motivação
— distúrbios do
 sono
— vontade exagerada de comer (sobretudo massas e outros alimentos ricos em carboidratos)
— falta de fome
— dor de cabeça
— cansaço
— irritação e ansiedade sem motivo aparente



Benefícios de consumir menos açúcar

Você pode estar se perguntando: “Mas, se eu parar de comer açúcar, não vou sofrer de alguma carência nutricional?” A resposta é não. O açúcar branco não tem nenhum valor nutricional, apenas energético, e essa energia você pode obter de muitos outros alimentos mais saudáveis, como os cereais integrais e as frutas.
Veja alguns benefícios de diminuir o consumo de doces:

Você vai emagrecer

O açúcar é altamente calórico e muitas dessas calorias não são usadas pelo corpo, sendo armazenadas sob a forma de gordura. Ao diminuir a ingestão de doces, o corpo precisará queimar gordura para gastar a mesma quantidade de calorias de que precisava antes.

Seu sistema circulatório ficará mais forte

Alguns estudos afirmam que o excesso de açúcar causa alterações no sistema cardiovascular e aumenta o risco de derrames e entupimentos das artérias.

Sentirá saciedade mais facilmente

A diminuição do consumo de açúcar geralmente faz com que consumamos alimentos de digestão mais lenta, como aveia e grãos integrais, que aumentam a sensação de saciedade, são mais nutritivos e menos calóricos.

Seu corpo estará mais protegido contra o câncer e o diabetes

O açúcar em excesso faz o pâncreas produzir mais insulina, o que aumenta o risco do organismo desenvolver diabetes tipo 2 e câncer de pâncreas e de intestino.

Seu fígado ficará mais saudável

Desintoxicar o corpo do excesso de açúcar é ideal para purificar o fígado e o sangue. O açúcar pode ter um efeito tão nocivo sobre o fígado quanto o álcool.
Diminuir ou eliminar o consumo de açúcar branco e seus derivados também previne o envelhecimento precoce, ajuda o cérebro a ter mais capacidade de concentração e memória.
Procure substituir o açúcar aos poucos, usando adoçantes naturais, como o mel e a estévia. Acompanhe as melhoras na sua saúde e qualidade de vida, perseverando mesmo quando os sinais de abstinência começarem a aparecer. Se você perseverar nos seus novos hábitos, então não sentirá mais falta de açúcar.

                 fonte: melhor com saúde
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2 comentários:

  1. uma maravilha depois que segui esse conselho perdi 5kilos e melhorei meu colesterol obrigada

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