12/10/15

Ao aplicar o tratamento uma vez por semana, graças às proteínas da gelatina conseguimos nutrir em profundidade o cabelo, e fazer com que o mesmo recupere força, brilho e volume.

Conheça esta dica de beleza imprescindível para o seu cabelo ondulado ou crespo, que permitirá dar brilho e definição aos fios de forma muito mais simples.
Neste artigo iremos explicar como um pouco de gelatina pode ajudar a conseguir fazer isso com um baixo custo, e sem a necessidade de recorrer aos produtos convencionais, que podem até danificar o cabelo.

As mulheres que têm o cabelo ondulado ou crespo sabem que é muito importante evitar o frizz e ter fios definidos para conseguir um aspecto bonito e arrumado.
Os cabelos crespos costumam ser secos e rebeldes e, com frequência, precisamos usar produtos como gel, cera, espuma ou spray para manter os fios no lugar, principalmente quando o clima está mais úmido.
No entanto, há um produto natural que pode nos ajudar a alcançar este objetivo, mas de maneira muito mais fácil, econômica e natural: a gelatina.

Em que consiste o tratamento?

Para que a gelatina funcione como desejamos, é preciso misturá-la ao creme condicionador que estamos acostumados a usar após lavarmos o cabelo com xampu.
As quantidades serão as seguintes, considerando um condicionador com cerca de 300 ml:
·         1 colher de sopa de gelatina sem corantes nem saborizantes (20g).
·         5 colheres de sopa de água (75g)

Preparação

·         Em uma panela pequena, iremos colocar a água à temperatura ambiente e a gelatina em pó, e mexer bem até que ela se dissolva.
·         A seguir, iremos acender o fogo e aquecer a mistura durante um minuto, até que fique ligeiramente quente.
·         Depois, deixaremos esfriar e iremos misturá-la ao nosso condicionador do dia a dia.

Máscara de gelatina

Com a gelatina, também podemos preparar uma excelente máscara capilar para cabelos frágeis e quebradiços.
Neste caso iremos adicionar também um pouco de aloe vera à receita.

·         1 colher de sopa de gelatina em pó (20 g)
·         1 copo de água (200 ml)
·         1 colher de sopa de gel de aloe vera

Elaboração

·         Iremos aquecer a água da mesma forma como fizemos na receita anterior, e mexer bem os ingredientes.
·         Deixaremos a mistura na geladeira, e a mesma pode ser utilizada como máscara pelo menos uma vez por semana, aplicando-a durante 10 minutos no cabelo molhado.

Por que funciona?

A gelatina é um alimento rico em proteínas, que penetram no cabelo em profundidade para dar textura, brilho, volume e vitalidade aos fios.
Para que ela seja eficaz, devemos ser constantes e manter a regularidade na aplicação.
Também é importante evitar o uso excessivo do secador de cabelos, já que ele resseca bastante e danifica os fios.

Outros conselhos

A gelatina é muito eficaz sempre que considerarmos também estes outros conselhos para cuidar de nossos cabelos.
·         Proteja o cabelo dos raios solares em horários próximos ao meio-dia, especialmente se você estiver na praia ou no campo.
·         Escolha, sempre que puder, xampus e produtos capilares naturais, sem detergentes nem parafinas.
·         Não lave o cabelo usando água muito quente. Opte sempre por uma temperatura mais morna, e finalize o banho com um pouco de água fria.
·         Penteie-se sempre usando um pente de cerdas largas, e faça-o com suavidade.
·         Seque o cabelo ao ar livre ou, se for necessário, com o secador, mas não use o ar muito quente.

Controlar o cabelo desde o interior

Para ter um cabelo mais bonito, também é importante levar em conta a relevância da alimentação, já que é ela que nutre o couro cabeludo e oferece a ele todos os nutrientes dos quais ele precisa.
Um cabelo que se encrespa e se resseca com frequência pode estar sofrendo de uma falta de nutrientes, que podem ser obtidos novamente se adicionarmos os seguintes alimentos à nossa dieta:

Levedura de cerveja

A levedura de cerveja é um suplemento excelente para a pele, o cabelo e as unhas, que pode nos ajudar a eliminar toxinas do couro cabeludo, combater a queda dos fios e melhorar a sua textura.

Gérmen de trigo

Este suplemento também é muito nutritivo e podemos combiná-lo com a levedura, tomando ambos pelas manhãs com um pouco de suco.

Óleo de linhaça

Este óleo de linhaça é rico em ácidos graxos essenciais que previnem o ressecamento do cabelo e da pele. Devemos usar sempre óleo de linhaça de primeira extração a frio, e devemos consumi-lo cru, sem cozinhar.

Frutos secos

São muito nutritivos e também contêm gorduras saudáveis. Podemos consumir um punhado de frutos secos sem fritá-los ou salgá-los diariamente.

Abacate

Este fruta é uma fonte de proteína vegetal, além de conter vitaminas, minerais, fibras e ácidos graxos. Podemos consumir meio abacate por dia.

fonte: melhor com saude