28/10/15





Berinjela: leve, curativa e muito adequada para a digestão!
Você sabia que a berinjela é um dos alimentos mais curativos que podemos incluir em nossa dieta? 
É tão rico em fitonutrientes que consegue proteger nossas células do ataque dos radicais livres.



Suas propriedades nos fascina. Oferece muitas possibilidades na cozinha, podemos inclusive, tomar água de berinjela como complemento diurético nas dietas para emagrecer e, além disso, nos ajuda a fazer a digestão.
Poderíamos dizer que as berinjelas são vegetais tão saudáveis que todos deveriam incluir de forma regular na alimentação.
E você? Já consome essa iguaria? Se não, a seguir listamos algumas razões para que você se anime a incluir a berinjela em suas refeições. Não perca!

1. A berinjela, um alimento leve e digestivo

Os especialistas em nutrição dizem que as berinjelas são as hortaliças mais leves que podemos consumir. Não contêm gorduras e possuem um teor de fibra e água tão altos que se tornam perfeitas para quem deseja emagrecer.
Outra de suas melhores virtudes é o fato de nos ajudar a evitar a retenção de líquidos, pois as berinjelas contêm uma grande quantidade de potássio, mineral que, como você já sabe, ajuda a manter o equilíbrio ácido-base em nosso organismo, distribuindo de modo adequado a água no corpo.
Evite inflamações!

2. Cuida do coração


A berinjela contém uma alta proporção de antioxidantes. A razão pela qual se costuma recomendar a inclusão desta hortaliça nas dietas de pacientes com problemas cardíacos, é por ser um alimento “anti angiogênicos”.
O que significa isso? A angiogênese é o processo mediante o qual crescem novos vasos sanguíneos. Isto significa que corremos o risco de desenvolver desde tumores até doenças cardiovasculares. No entanto, as berinjelas nos protegem deste processo.
Além disso, seus níveis de cobre, ácido fólico, magnésio e flavonoides protegem as células do nosso organismo de bactérias nocivas e também reduzem o colesterol ruim, o LDL.
Não podemos nos esquecer de que a combinação de cálcio, magnésio e potássio nos ajuda a fortalecer os músculos do coração e favorece seus movimentos.

3. A berinjela é digestiva

·         As berinjelas são ricas em água e possuem poucos glícidos, lípidos e prótidos. São facilmente digeridas e ajudam o intestino a absorver todos os seus nutrientes.
·         Não nos fornece açúcares e, apesar de não apresentar um nível muito elevado de vitaminas, seu principal benefício está em seus minerais e em seu poder alcalinizante.
·         Sabia que a berinjela tem até 55% de sais minerais básicos em sua formação? Tudo isso faz com que nosso organismo fique mais livre de toxinas e que nossos órgãos concluam suas funções de forma mais eficiente.

·         Fortalece o fígado, estimula a produção de bílis e, graças a sua ação purificante, a berinjela é muito adequada até para quem sofre com ácido úrico.

Como resistir?

Receita: água de berinjela e limão para perder peso
Para você poder se beneficiar das propriedades da berinjela, vamos ensinar como preparar esta água tão saudável que ajuda a perder peso.
Lembrando de que este remédio não é mais que um complemento. Ou seja,continue mantendo uma dieta pobre em gorduras para que esta água de berinjela e limão ajude a processar e a melhorar a digestão. Vale a pena incluir esta receita em nosso dia a dia!


Ingredientes

·         1 berinjela de tamanho médio. Se for orgânica, melhor ainda.
·         Suco de 1 limão
·         1 litro de água
·         Uma jarra grande de vidro

Como preparo a água de berinjela e limão?

·         Lave bem a berinjela. Se quiser eliminar todas as suas toxinas, mergulhe na água com um pouco de vinagre de maçã e um pouco de bicarbonato de sódio. Esta estratégia é muito prática para eliminar rastros de pesticidas.
·         Agora corte a berinjela em rodelas. Com um centímetro e meio de grossura mais ou menos e mantenha a pele.
·         Muito bem. Agora vamos cozinhá-la com meio litro de água. Quando perceber que a água já começa a ferver, retire do fogo e reserve a água.
·         Adicione outro meio litro de água e o suco de limão. Coloque este remédio caseiro na jarra de vidro e leve para a geladeira.
·         Há quem prefere, no lugar deste cozimento, deixar a berinjela cortada em rodelas em uma jarra com o litro de água, para que assim, solte o suco e suas propriedades. Você poderá escolher a opção que mais gostar.

Como devo tomar?

·         Devemos tomar esta água de berinjela e limão ao longo do dia, antes das refeições principais. Desta forma, a receita vai atuar nos saciando muito mais, e permitindo digerir e eliminar as gorduras.
·         Você pode tomar entre duas e três vezes por semana. Se acompanhar este tratamento com uma dieta baixa em gorduras, incluindo verduras e frutas frescas, os resultados são notáveis.
Trata-se somente de escolher bem os alimentos e de levar aos nossos pratos as hortaliças mais saudáveis com as que a natureza nos presenteia. E a berinjela é, sem dúvida, uma maravilhosa opção.

fonte: melhor com saúde

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