10/10/15





As infusões diuréticas são a melhor opção para eliminar o líquido em excesso do nosso organismo. Elas nos ajudam a eliminar as toxinas e reduzem o inchaço característico.


São muitas as razões pelas quais as mãos e as pernas podem inchar: depois de um longo dia de trabalho, devido ao excesso de peso, quando se está grávida, por abusarmos do consumo do sal…
Se você sofre com isso precisa saber que existe uma solução para a retenção de líquidos que causa esse problema.
Conheça, no seguinte artigo, algumas dicas para evitar a retenção de líquidos.


Por que sofremos de retenção de líquidos?

São várias as causas para a retenção de líquidos como, por exemplo:
·         Hipertensão
·         Cardiopatias
·         Maus hábitos dietéticos
·         Excesso de peso
·         Consumo de muito sal
·         Alterações hormonais
·         Menopausa
·         Estresse
·         Problemas circulatórios
·         Pouco consumo de água



Quando o organismo detecta um nível baixo de líquidos, ativa um mecanismo de defesa que retém a água existente. É como se tivéssemos uma comporta que se fecha para impedir que uma região se inunde.
            É preciso saber que o corpo necessita de líquidos para poder levar a cabo suas funções                   vitais. Para isso, é fundamental dar-lhe água do exterior do corpo.
Por mais que tenha lido milhares vezes que “é preciso beber 2 litros de água por dia” e isso lhe tenha parecido um exagero, não o é. Absolutamente.

             Quando existe retenção de líquidos é provável que, por detrás dela, se esconda algo mais                      grave à qual se deve prestar atenção. 

            Não hesite em consultar um médico, e procure cortar com os hábitos pouco saudáveis. As                   melhores dicas para evitar a retenção de líquidos

Como primeira medida, é necessário que se saiba quais são as razões pelas quais se está sofrendo de retenção de líquidos e em que zonas do corpo. Na maioria dos casos, notamos essa afetação em:
·         Mãos
·         Pernas
·         Tornozelos
·         Pés
·         Para você poder evitar este problema, que não é só uma questão de estética mas também, sobretudo, de saúde, é necessário que leve uma vida mais saudável.
·         Preste atenção aos seguintes conselhos:

·         Aumente a ingestão de alimentos que contenham água

·         Inclua na sua dieta verduras e frutas, como a laranja, a maçã, a pera, o pêssego ou os mirtilos, que, também são ricos em vitaminas e antioxidantes.

·         Pratique atividades físicas que ajudem a melhorar a circulação

·         Para favorecer o fluxo de sangue nas extremidades inferiores você pode praticar algum desporto, como andar de bicicleta, ou simplesmente dançar ou caminhar.

·         Beba 8 copos de água por dia

·         Já sabemos que são imprescindíveis para que nosso organismo funcione corretamente (os famosos “2 litros diários”).

·         Reduza o consumo de sal

·         Se isso lhe custa muito, você pode optar por condimentar com sal marinho ou sal dos Himalaias (sal rosa). Também se aconselha o uso de ervas aromáticas, suco de limão e vinagre para substituir o sal.
·         Você pode ingerir cada vez menos sal se não levar o saleiro para a mesa para evitar a tentação.

·         Não consuma alimentos processados

·         Evite também os que já vêm preparados porque geralmente têm muito sal “camuflado” entre os seus ingredientes. Por exemplo, empanados, recheados e fast foods.

·         Adicione em sua dieta diária uma boa quantidade de proteínas

·         Não esqueça de que, quando estes nutrientes faltam em seu organismo, automaticamente se reduz a produção de albumina e se acumulam líquidos entre os tecidos.

·         Descanse entre 7 a 8 horas por dia

·         Tente descansar quando puder durante o dia, e procure não se manter na mesma posição durante muitas horas. Se você trabalha parada ou sentada, mude de postura tantas vezes quanto puder.
·         O repouso e o descanso são essenciais para prevenir a retenção de líquidos quando esta está localizada nas pernas, tornozelos e pés.

·         Consuma infusões que sejam diuréticas à base de ervas

·         Existem várias especiarias com esta propriedade que podem ser muito úteis caso você não goste muito de beber água (ou não esteja acostumada). Através do chá natural você fornecerá líquidos ao seu organismo sem perceber.

·         Não use roupa muito apertada


·         Sobretudo se você vai ficar muitas horas com as pernas para baixo. Se vai viajar de avião, por exemplo, pode optar por umas meias de descanso. E, quem sabe, se não lhe convém também usá-las em seu dia a dia, pois elas ajudam seus tornozelos a relaxarem um pouco.

fonte melhor com saude

0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA