18/10/15





Nascida na fisioterapia, a técnica hipopressiva, criada pelo belga Marcel Caufriez, envolve uma série de exercícios posturais com respiração intensa e profunda.  






"A finalidade é diminuir a pressão dentro do abdômen e fortalecer essa musculatura internamente", explica a fisioterapeuta Liris Leite Wuo, especialista em uroginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp. Dessa maneira, atua especialmente na prevenção de disfunções uroginecológicas (como incontinência urinária), sexuais e respiratórias. 


No fitness

Batizado de Low Pressure Fitness (LPF), o método propõe sessões de, no máximo, 20 minutos de exercícios isométricos combinados a um ritmo respiratório específico e controlado. A ideia ganhou forma por meio do educador físico espanhol Piti Pinsach, que fez treinamento com Caufriez e se aprimorou nas técnicas, visando também benefícios para a performance esportiva e a definição do abdômen.


Como funciona

As aulas são compostas de exercícios posturais e respiratórios, que ativam a musculatura do corpo todo. "Apesar de ser conhecida como técnica para conseguir cintura e barriga definidas, o LPF tonifica o corpo todo", diz a personal trainer Carol Lemes, diretora de formação do método no Brasil, que dá aulas em seu estúdio em Campinas (SP),  e levou a novidade para a rede de academias Companhia Athletica. Há posturas realizadas em pé, de joelhos, sentada e deitada. 

Benefícios

Reduz medidas: pesquisas mostraram que esse trabalho abdominal intenso pode levar a um aumento de 15% no metabolismo basal, o que significa queima de gordura mais eficiente. "E o gasto calórico continua acelerado após o treino pela ativação isométrica da musculatura", diz Carol. Mais: a combinação da sucção abdominal com o alongamento em isometria puxa a faixa abdominal para trás e afina a cintura. De acordo com a professora, é possível diminuir de 3 a 10 cm na circunferência em três meses de prática.
Aumenta o fôlego: com a apneia, cai o aporte de oxigênio e o organismo recebe um comando para produzir mais hemoglobina, que é a responsável por absorver e transportar o oxigênio no sangue e liberá-lo nos tecidos. "Mais hemoglobina na corrente sanguínea significa que mais oxigênio pode ser transportando durante a prática aeróbica, melhorando o desempenho esportivo", resume Carol. Com a prática da LPF, você ainda alonga o diafragma, principal músculo da respiração, turbinando a capacidade respiratória. "Melhora muito o fôlego. Tanto que a aula também é destinada a atletas de alto rendimento."

Fortalece as costas: as posturas rendem um alongamento longitudinal e transversal das costas, o que aumenta o espaço entre as vértebras e diminui a compressão sobre elas. "Isso diminui a tensão muscular ao mesmo tempo em que tonifica o core, melhorando a postura", diz a professora.
Reforça o assoalho pélvico: os exercícios trabalham de maneira intensa e eficaz os músculos dessa região tão importante (mas tão esquecida na malhação de forma geral). "O objetivo é melhorar seu tônus (firmeza) e sua elasticidade, auxiliando o tratamento dos sintomas de perda urinária, por exemplo", explica Liris.
Turbina a função sexual: "As técnicas hipopressivas promovem maior drenagem dos membros inferiores e vascularização da pélvis, além de tonificar o assoalho pélvico, o que pode levar a um melhor rendimento sexual", diz Liris. "A mulher consegue orgasmos mais intensos e de forma mais rápida", completa Carol.  

Quem pode fazer

Não há limite de idade nem restrição de condicionamento físico. "Só é contraindicado para gestantes, pois uma das características do método é a sucção do abdômen em apneia - e a falta de oxigênio, mesmo por poucos segundos, pode atrapalhar o desenvolvimento do feto", avisa Carol. . O passo a passo básico é o seguinte:
1. Coluna alinhada e musculatura contraída em isometria. Inspire e expire profundamente.
2. Com os pulmões vazios, fique em apneia (supressão da respiração) e faça a sucção do abdômen, criando um vácuo interno. 

mdemulher.abril.com.br


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