20/10/15



           Fixar parafusos e restaurar louças de cerâmica são algumas delas
             Esmaltes vermelhos podem ser usados para marcar com um "X" os produtos tóxicos, ou                              medicamentos, da sua despensa (Foto: Thinkstock)


Engana-se quem pensa que os esmaltes servem apenas para colorir as unhas. Na verdade, esses vidrinhoss (quase) mágicos são grandes aliados na resolução de imprevistos domésticos. Confira abaixo algumas das utilidades do esmalte no dia a dia:



  



1. Fixar parafusos
Se os pequenos parafusos de móveis ou dobradiças estão ficando frouxos, retire-os completamente do local e, antes de apertá-los mais uma vez, aplique na rosca uma boa camada de esmalte transparente. O esmalte vai ajudar a fixá-los melhor.
2. Preencher riscos de móveis e eletrodomésticos
Pequenos arranhões na lataria da geladeira, do fogão e do micro-ondas, ou móveis em geral, podem ser disfarçados com uma pequena camada de esmalte da mesma cor da pintura do objeto
         3. Evitar ferrugens
       Além de disfarçar o risco em eletrodomésticos, o produto é capaz de impedir        a formação de ferrugem no local arranhado.
4. Restaurar louças de cerâmica
Sem querer, você acabou lascando aquela cerâmica predileta? Restaure o objeto aplicando uma camada de esmalte (da mesma cor da peça) no local danificado. Deixe que o produto seque bem antes de lavá-lo e usá-lo novamente.
5. Preservar informações de embalagens
Informações importantes de rótulos de alguns produtos, ou medicamentos, tais como a data de validade ou o modo de uso, somem depois de algumas semanas. A dica para impedir o desgaste é aplicar uma fina camada de esmalte transparente em todo o rótulo.
6. Fixar botões
Para evitar que os botões caiam com facilidade de camisas, ou até de objetos de decoração, aplique algumas camadas do esmalte transparente nas linhas que ficam em cima dos botões.
7. Dar personalidade aos objetos de decoração
A consistência dos esmaltes – principalmente os cremosos – é ótima para criar o alto-relevo em peças de decoração mais simples. A dica é abusar da imaginação, da criatividade e das várias cores de esmalte disponíveis no mercado.
         8. Indicar produtos tóxicos
       Os esmaltes escuros, de preferência os de tons vermelhos, podem ser                    utilizados para desenhar um grande “X” em produtos tóxicos da lavanderia,           como alvejantes e cândidas, e do banheiro, como por exemplo, as acetonas.          Posteriormente à demarcação, vale orientar as crianças e idosos da casa                 sobre o sinal.
9. Colocar a linha na agulha
Você adora costurar, mas sente a maior dificuldade em colocar a linha na agulha? Aplique um pouco de esmalte transparente na ponta da linha, espere secar e tente novamente. Mais fácil, não é?
10. Restaurar cabides de madeira
Se os seus cabides de madeira já estão antigos e começaram a soltar algumas farpas, aplique uma boa camada de esmalte transparente em toda a superfície do objeto. Além de deixar a peça brilhante, a medida põe fim às lascas.


          fonte: revistacasaejardim.globo.com


0

0 comentários:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CANTINHO DAS IDEIAS
DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO POR SARA SILVA