26/09/15





Quando a desorganização sai do controle, rola aquela vontade de queimar tudo e começar do zero. Já basta a bagunça em nossos corações, pelo menos a casa podia tá em ordem, né?


Pensando em facilitar a vida das pessoas, a guru nipônica da organização Marie Kondo - uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a Time – lançou vários livros especializados em organização, que logo viraram best seller.
Em seus guias, Kondo não fugiu da cultura oriental. Da mesma forma que o Feng Shui, ela ensina que organizar a casa interfere diretamente no nosso organismo e bem estar. Enfim, mais fluidez para vida e uma pele linda.
Separamos algumas dicas pra você que tá com a vida toda bagunçada, se liga!

***

1. FAÇA TUDO DE UMA VEZ

Ignore aquela história de que precisa separar um cômodo por dia ou que pode ir aos pouquinhos. Você precisa colocar diante dos seus olhos tudo o que tem, então organizar em sua mente o que precisa ser feito. Escolha começar o quanto antes possível.


2. DESCARTE, DESCARTE, DESCARTE!!

Não comece a organizar antes de ter feito o processo de descartar. Não adianta guardar as coisas imaginado: “um dia posso precisar”. O maior exemplo disso são os manuais de instrução, depois da internet ninguém mais usa aquilo. Recicle!

3. COMECE PELO FÁCIL

Na hora de descartar, comece pelas coisas que você tem menor apreço e deixe as coisas de valores sentimentais pro final: cabos, papeis, livros, equipamentos de cozinha e por último aquela coleção de caixas de iPhone antigas, que você guarda como recordação.

4. APRENDA A DIZER ADEUS

Leandro e Leonardo não aprenderam, mas a rainha Elza avisou: Sabe aquele vaso que sua tia avó te deu quando você se mudou para casa nova?“Let it go”!
Não precisa se sentir culpado, agradeça as alegrias que lhe trouxe e o tempo que passou com você. Carta de amor antiga? Diga adeus com muito amor e carinho.

5. SÓ GUARDE O QUE AMA

Se você quer organizar a vida, deve pensar sobre tudo aquilo que está jogando fora. Não livre-se aleatoriamente, segure cada objeto em sua mãos e pense sobre o significado dele para você. “Só guarde aquilo que lhe trás alegria”, afirma a guru. Esse ensinamento dá pra levar pra vida.


6. PEGA MAS NÃO SE APEGA

Para a guru isso tudo é muito importante, então vamos reforçar mais uma vez. Ela sugere que haja um dialogo com suas coisas, é necessário entender o porquê daquilo não servir mais. Nossos pertences trabalham muito pela gente, chega uma hora que eles precisam de descanso, o fato de termos posse não que define sua usabilidade.

7. SEPARE A PAPELADA

Segundo a especialista, você deve separar os papéis em dois grupos:
·         Para guardar
·         Precisa lidar
Isso significa que todos os que não se encaixarem em nenhuma das duas opções, devem ir pro lixo (para reciclar). Lembre-se de tudo o que você pode conseguir online e livre-se daquela papelada que serve apenas para cultivar ácaros. Kondo acredita que, hoje em dia, as únicas coisas que você precisa guardar são contratos e documentos oficiais.


8. ARRUME POR CATEGORIAS

É muito comum as pessoas arrumarem o quarto, depois a sala e por aí vai. Mas dessa forma você não tem total noção de itens repetitivos. Ao invés de organizar por cômodo, organize por categorias.
Se você for arrumar suas roupas, recolha cada peça de roupa que está espalhada pela casa e só depois comece arrumar. Kondo afirma que se você esquecer de um peça, é porque não possui muito valor e então deve ser doada, ou virar pano de chão.

9. CAIXAS PARA ORGANIZAR, NÃO!

Dica polêmica, ao contrário do que normalmente indicam, a guru diz que não devemos comprar caixas para organização, pois serão mais itens para organizar depois. Ela afirma que com o tempo vamos nos esquecendo delas e a bagunça começa novamente. Pelo menos ela liberou utilizar caixas de sapato.


10. DOBRE AS ROUPAS E POUPE ESPAÇO

Com exceção dos casacos pesados e dos vestidos delicados, a maioria das roupas ficam melhor organizadas quando dobradas. Uma roupa dobrada adequadamente usa muito menos espaço.
Kondo afirma que você pode guardar de 20 a 40 roupas dobradas no mesmo espaço necessário para pendurar 10. 

11. GUARDE-AS CORRETAMENTE


Não coloque as peças uma em cima da outra, em pilhas. Arrume-as conforme a imagem, deixe as roupas respirarem, isso também ajuda a localiza-las mais facilmente evitando aquela zona na hora de sair.


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12. NUNCA FAÇA BOLINHO COM AS MEIAS

Nunca, jamais, em hipótese alguma guarde em formato de bola. Kondo afirma que as meias estão de férias na gaveta, elas passam o dia trabalhando, aguentando a pressão e a fricção para proteger os nossos amados pés.


Na hora de guardar não devemos forçá-las novamente, assim como no Feng Shui, devemos deixar fluir a energia. No gif acima Kondo ensina o melhor jeito de guardar as meias
Youtube – New York Magazin

13. MANDE TODO MUNDO EMBORA

Mãe, vó, tia, irmão, cachorro, tudo pode ter impacto negativo na hora do desapego. A sua mãe não vai aceitar ver você jogando fora aquele seu primeiro livro de colorir da sua infância. Prefira fazer o trabalho sozinho.

14. CURTA O SILÊNCIO

Arrumar a casa é quase uma atividade de meditação. Novela, forró e fofoca podem atrapalhar a concentração necessária para realização da tarefa. Kondo recomenda que se você realmente não aguenta o silêncio e o contato com os seus pensamentos, coloque uma música instrumental calma e em baixo volume

15. CRIE O HÁBITO DA ARRUMAÇÃO

Ao chegar em casa após um dia de trabalho, jogar as coisas pro alto parece até um ritual de libertação. Mas não é, pois você fica preso a energia negativa da bagunça. Resista essa tentação, só relaxe depois de colocar as coisas no lugar, então perceba como o seu descanso terá mais qualidade.

fonte: m de mulher abril


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